Paisagem do pantanal durante as cheias

O pantanal é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte. No Brasil, parte do pantanal se localiza no interior dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Como descrito acima, esse bioma é formado por planícies inundadas cercada por serras e chapadas, sempre próximo de algum rio. Quando ocorre as cheias dos rios são formados pequenas lagoas na planície alagada que servem de abrigo para milhares de animais.

cheia do pantanal
Imagem da cheia no Pantanal. (foto: reprodução)  fonte: (www.planetapantanal.com)

 

A riqueza do pantanal é imensa sempre seguindo o ritmo da natureza com os períodos certos de cheias e secas. Um dos lugares mais lindos do mundo, de tirar o fôlego. O pantanal fica ainda mais belo quando chega o período da cheia. O panorama é deslumbrante e deixa muitas  pessoas admiradas com a beleza da flora e fauna.

cheia do pantanal
Imagem da cheia do Pantanal. (foto: reprodução) fonte: (www.fcci.art.br)

Para quem quer  visitar esse lugar maravilhoso é preciso estar atento à época de cheia do Pantanal. Em algumas regiões a época pode variar, mas a temporada certa em que o Pantanal fique alagado é em meados do mês de outubro por diante. As principais cheias são formadas pelo Rio Paraguai, portanto se pretende ver a cheia deve haver uma bom preparo.

cheia do pantanal
Parque Nacional do Pantanal. (foto:reprodução)  fonte: (noticias.uol.com.br/)

Com um pouco de sorte você também poderá desfrutar da imensidão desta região e conhecer de perto os diversos animais do Pantanal. É possível ver inúmeras espécies de pássaros, até mesmo a famosa onça-pintada, o jacaré e a temida sucuri, além várias outras especies. As cheias costumam durar um ou dois meses, portanto é tempo o suficiente para explorar a vastidão do Pantanal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.