Poderes para RPG

O RPG ou role-playing game, no qual podemos traduzir como um jogo de interpretação de personagens, é uma modalidade de jogo que surgiu oficialmente por volta de década de 70, mas possivelmente sempre existiu, principalmente na imaginação das crianças. Esse tipo de jogo funciona como algo semelhante a uma peça de teatro, onde as personagens “atores/jogadores” vivem uma história ou aventura. Diferente de outros jogos, o RPG  busca mais a colaboração do que a competitividade, é um jogo que trabalha muito a imaginação, por isso é amplamente incentivado pelo MEC (Ministério da Educação).

poderes de rpg
Ilustração de RPG
(foto: reprodução)

Para quem nunca jogou pode ser um pouco complicado no início, mas isso vai depender do jogo que você jogará. Dependendo do game as regras podem mudar bastante, os mais jogados são o Dungeons & Dragons e Vampire Mask, o jogo ainda pode variar entre as versões, mas basicamente teremos a mesma estrutura. Uma pessoa será o Mestre ou Narrador que deverá criar todos os cenários e aventuras do jogo e os outros serão os Player ou Jogadores, que deverão enfrentar os desafios e usar a imaginação para superar os desafios.

poderes de rpg
Em um jogo de RPG você usa a sua imaginação.
(foto: reprodução)

O jogo em si é muito divertido é te deixa livre para fazer tudo o que as regras permitirem. Como todos jogos de aventura mágica sobrenatural, nestes jogos o jogador pode ter poderes, não teríamos como listar a enorme variação de poderes que  pode existir em um jogo que também oferece que você crie seus próprios poderes, entretanto existem algumas modalidades básicas que podemos listar para facilitar na hora de começar um jogo RPG.

Lista de poderes

Poderes de percepção: usados para conhecer o ambiente do jogo ou até mesmo para enxergar no escuro, entre outras coisas.

Poderes de Status: são basicamente poderes que podem aumentar o seu status temporariamente, te deixando mais forte, rápido, etc. Da mesma maneira também há poderes que retiram status que deixa a personagem mais lento, fraco, atordoado, etc.

Poderes de Transformação: algumas classes em jogos RPG conseguem se transformar em animais ou até mesmo em pessoas, em algumas variações teremos até poderes de invisibilidade.

Poderes de cura: talvez um dos poderes mais essenciais em jogos RPG, algumas classes podem ter magias de cura ou habilidade de criar porções de cura.

Poderes de Criação: outro poder que se estende em várias modalidades, podendo existir classes que criam criaturas ou que ressuscitam mortos os fazendo de soldados, também é possível criar porções que melhoram ou pioram status.

Teletransporte: não está presente em todos os jogos mas pode aparecer em algum. Permite teletransportar pessoa ou coisas no tempo ou de um local para outro.

Absorção: poderes relacionados a aborção de variadas substâncias, desde o sangue dos inimigos até a energia vital.

Poderes de fala: certamente uma boa opção em RPG, algumas classes podem ter bons atributos de retorica ou até de beleza para convencer seus inimigos as mais variadas ações.

Poderes da natureza: os mais comuns são os poderes que, geralmente, são ligados a magos mas pode se estender à todas as classes que se utilizam de elementos da natureza como fogo, água, terra, vento, eletricidade, etc.

Poderes musicais: conhecidos principalmente pelas classes de músicos que podem lançar feitiços apenas usando o som como mediador.

Poderes visuais: ilusões e miragens também podem ser um ponto alto em jogos RPG. Até classes de dançarinos conseguem usar atributos visuais para enfeitiçar seus inimigos.

Poderes telepatias: são basicamente poderes mentais que podem ser usados para invadir a mente de um inimigo, amigo ou até mesmo mover objetos.

Mimetismo: são poderes envolvendo a mudança da forma do personagem, podendo se transformar em criaturas jamais imaginadas.

Ainda há uma série de outros poderes, mas todos ligados de alguma forma a esses poderes básicos. Jogar RPG é uma pratica muito divertida e estimula bastante a mente. Se possível junte seus amigos, tenha um dado de seis lados (tradicional) e comece a jogar, investir em um jogo RPG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.