O que é carnaval

Estima-se que o carnaval surgira a cerca de 520 a.C., propriamente na região da Grécia, onde os habitantes realizam seus cultos como reverência aos deuses do solo por proporcionarem a fertilidade da terra em que cultivavam vários alimentos. Com o passar dos tempos, a prática foi sendo realizada com grandes festas, onde havia fartura de comes e bebes, e as festividades tinham como objetivo maior a constante busca por prazeres.

carnaval antigo
Celebração do carnaval na antiguidade.

A data de certa forma foi incorporada pela Igreja Católica, mas apenas para marcar o início da Quaresma, que é o período de 47 dias que precedem o carnaval, onde se deve ter redenção e abstinência. Ao término do três dias de carnaval, tem-se a quarta-feira de cinzas, o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão, simbolizando a reflexão sobre o significado da Páscoa, outro evento religioso cristão.

O carnaval porém, foi disseminado para o mundo através das manifestações francesas, que criaram uma versão mais moderna do carnaval, realizando desfiles com fantasias, e etc. Paris é destaque em se tratando da exportação da festa carnavalesca, até mesmo a cidade do Rio de Janeiro tem influências do carnaval parisiense. Porém, pode aprimorar a organização do evento que acontece no estado, que acabou conquistando o título de maior carnava do mundo, de acordo com o Livro dos recordes.

CARNAVAL
Bloco Galo da madrugada, carnaval de Pernambuco!

Atualmente o carnaval se transformou em uma grande festa, que nem sempre há um motivo fiel, como o existia no tempos antigos, as pessoas participam das festividades para se divertirem e compartilharem suas alegrias com amigos, familiares e etc. Como a data é considerada como feriado facultativo no Brasil, muitas pessoas aproveitam a folga para fazer um descanso ou algum passeio. Afinal, nem todas as pessoas gostam de festas, barulho e etc.

Como o país possui diferentes manifestações culturais, é possível encontrar uma mistificação do carnaval em cada região. O carnaval do Rio de Janeiro, bem como o de São Paulo, estão as escolas de samba que ilustremente realizam um desfile todos os anos, disputando entre si os melhores quesitos determinados. Já no Nordeste, propriamente em Pernambuco, há apresentações do famoso frevo e do maracatu, danças regionais.

Na Bahia, existe uma mega estrutura que conta com a passagem vários trios elétricos, sobre os mesmos, os cantores fazem seus shows seguindo o trajeto Barra/Ondina. Um multidão de foliões acompanham os blocos no chão e também nos camarotes que são dispostos em locais estratégicos. Em outros países, também há a celebração do carnaval vem sendo centralizada com mais evidência no país tropical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.