Maior meteorito encontrado no Brasil

Meteoritos são pedaços ou fragmentos de asteroides, cometas ou até mesmo restos de planetas que foram desintegrados. O seu tamanho pode variar desde de simples poera cósmica até um meteoro de milhares de quilômetros. Ainda podem ser definidos em três categorias quando atingem a terra, aerólito (rochoso), siderito (metálico) ou siderólito (metálico-rochoso).

meteorito no Brasil
O meteorito de Bendegó está exposto no museu nacional do Rio de Janiero desde 1888. (foto: reprodução)

A maioria dos meteoros ou como conhecemos “estrelas cadentes” acaba se desintegrando ao entrar em contato com a atmosfera terrestre, pois a temperatura se eleva e os que conseguem atingir a terra, a maioria são formados de materiais como Ferro, níquel e em menor quantidade de outros elementos.

O maior meteorito encontrado no mundo é o Hoba West. A pedra foi encontrada na Namíbia próximo a Grootfontein. Ele tem cerca de 2,7 m de comprimento e 2,4 m de largura pesando cerca de 59 toneladas. O meteorito não se encontra em exposição, pois muitos desses meteoros são estudados para melhor compreensão do universo e dos elementos que compõe estes astros.

Já no Brasil o maior meteorito encontrado é o Bendegó todos os nomes de meteoritos são dados de acordo com as regiões em que foram encontrados. O meteorito de Bendegó foi encontrado no sertão da Bahia em 1784 e está exposto no Museu Nacional no Rio de Janeiro desde de 1888, pesa cerca de 5 toneladas e tem as medidas de 2,20m x 1,45m x 58 cm. O transporte da pedra foi considerada uma das maiores empreitadas de transporte do Brasil e durou 126 dias até chegar ao destino. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.