Intestino preso em bebê de 1 mês

Bebês-recém nascidos são sempre muito frágeis e por causa disso o cuidado e a atenção com eles devem ser redobrados. Muitas vezes eles choram e as mães não sabem o que fazer porque não sabem a causa do choro, se a criança está doente, sentindo alguma dor, incômodos, etc. Nos primeiros meses de vida, uma das grandes causas dessa ação é a prisão de ventre ou intestino preso.

O intestino preso é um dos problemas mais frequentes apresentados em bebês muito pequenos, principalmente quando a sua alimentação é realizada exclusivamente com leite materno, pois se trata de um alimento natural que não deixa resíduos, podendo fazer ainda com a criança fique dias sem evacuar.

Mas se outros tipos de refeições estiverem presentes, é necessário que a mamãe observe se é ela ou não que está fazendo mal para o bebê para retirá-la da sua alimentação.

Bebê de 1 mês

Menino lindo recém nascido
Bebê-recém nascido com intestino preso.
(Foto: Reprodução)

Bebês nessa idade tem como sua alimentação exclusiva o leite materno. Pesquisas revelam que nesses caso, a prisão de ventre é ocasionada pela alimentação da mamãe, pois tudo o que ela come acaba passando para esse leite que a criança toma várias vezes ao dia e à noite.

Caso o seu filho não esteja evacuando ou fazendo isso com pouca frequência, atente-se a sua alimentação, a modifique e evite comer por um tempo os alimentos ingeridos antes da prisão de ventre do bebê.

Existem ainda as alimentações em fórmulas lácteas, tal como o famoso leite em pó e alguns complementos para deixá-lo mais grosso e forte. Muitas mamães optam por realizar esse tipo de amamentação na criança por acharem que possuem pouco leite, por não quererem amamentar por sentirem dores, desconfortos, etc. Quando esse procedimento é aderido, os bebês ficam com suas fezes mais consistentes e as vezes evacuam uma só vez a cada 3 à 4 dias.

Se as fezes tiverem não estiverem muito duras, em pedaços bem pequenos e o bebê não apresentar nenhum desconforto, isso não será considerado anormal ou como intestino preso (na maioria dos casos).

Consistência normal das fezes

As fezes dos bebês-recém nascidos são consideradas normais quando são pastosas ou líquidas, com tons amarelados e sem formato de bolinha. Um detalhe importante em fator da evacuação da criança é que quanto menores elas são, mais força irão fazer para evacuar, mesmo que as suas fezes sejam pastosas ou líquidas.

Vale ressaltar que não importa a quantidade de vezes ou dias que o bebê faz as suas necessidades, mas sim o aspecto das suas fezes, que não devem ser secas, duras ou causar qualquer tipo de incômodo na criança.

Sintomas de um intestino preso

  • Dor de barriga que melhora depois de evacuar;
  • Fezes líquidas em pequenas quantidades;
  • Fezes duras em formato de pequenas bolinhas;
  • Traços de sangue nas fezes;
  • Irritabilidade;
  • Sensibilidade na barriguinha;
  • Abdômen duro;
  • Gases.

Como tratar?

É importante lembrar que remédios só devem ser ministrados nos bebês caso haja uma indicação médica. Veja algumas alternativas abaixo para aliviar os desconfortos provocados pelo intestino preso:

  • Faça o movimento de bicicleta nas perninhas várias vezes ao dia;
  • Massageie a barriga do bebê várias vezes ao dia;
  • Para bebês que ingerem a fórmula em pó, pergunte ao médico se não pode trocar o produto de tipo ou de marca;
  • Aumente a quantidade de líquido que o bebê toma;
  • Não dê alimentos pesados para crianças menores que 6 meses.

Lembre-se: Sempre que a alimentação exclusiva somente com o leite materno é essencial até os 6 meses da criança. Após essa fase, procure colocar alimentos saudáveis nas refeições das crianças, mas não se esqueça que a amamentação deve estar presente até os 2 anos de idade (se possível).

Observação: O uso de laxantes naturais e supositórios só podem ser realizados se o pediatra receitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.