História do basquete no Brasil

O basquete desenvolvido por James Naismith,  1891, ocorreu a primeira partida da história do esporte, no dia 20 de janeiro. No entanto, esse jogo só pode ser visto pelos estudantes e professores da Associação, mas em março de 1892, outro jogo foi organizado e aberto ao público.

Somente no início do século XX, que o basquete foi sendo disseminado para outras partes do mundo. Se transformou em um esporte de muita grandeza e portanto foi incluído rapidamente nos Jogos Olímpicos. Por causa da sua origem, o basquete tem como representante, as equipes muito bem organizadas dos EUA, consideradas como potências dessa categoria esportiva.

jogadores de basquete
Primeira equipe de basquete do Brasil.

O surgimento do basquete no Brasil se deu com a presença de Augusto Shaw, um norte-americano formado na Universidade de Yale como bacharel em artes, mas que pode ter grande conhecimento sobre o basquete na época em que estudava. Cerca de dois anos depois, recebeu um convite para trabalhar no Mackenzie College, tradicional escola de São Paulo, onde conseguiu com que o brasileiros adotassem o esporte criado por seu conterrâneo.

Entre as mulheres, a nova modalidade foi aprovada de imediato, o que acabou causando um impasse entre os rapazes, que movidos pelo intenso machismo da época, não aceitavam um esporte que as mulheres também pudesse praticar.

Além disso, ainda tinha a concorrência do futebol, o esporte mais preferível da época. Com muito trabalho e organização, Augusto Shaw, conseguiu montar a primeira equipe do Mackenzie em 1896.

Equipe de basquete do Brasil
O Brasil esteve no topo da modalidade esportiva nas décadas de 50 e 60, com a seleção masculina e na feminina teve sua geração de ouro na década de 90.

A partir de então, o basquete foi ganhando espaço e mais adeptos no Brasil. Em 1922, houve a primeira convocação da seleção brasileira, para atuar na comemoração do Centenário do Brasil participando dos Jogos Latino-Americanos.

Neste torneio continental, realizado em dois turnos, o Brasil sagrou-se campeão, demonstrando qualidade e empreendimento com sua equipe.

No ano de 1933, fundou-se a Federação Brasileira de Basquetebol, no Rio de Janeiro, a qual teve sua nomenclatura renovada para Confederação Brasileira de Basquetebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.