Quando pode dar banho em filhote

Ao adquirir um filhote de qualquer que seja a espécie é importante obter algumas dicas sobre o seu cuidado, principalmente no que se diz respeito a higiene e alimentação. Por ser ainda muito pequeno, os filhotes são frágeis em diversos aspectos, desde a parte interna de seu organismo até a pele, pelos e etc.

filhotes
Os filhotes são frágeis e necessitam de um cuidado muito especial, principalmente com à higiene.

No caso de banhos, é importante ter consciência sobre como realizar a limpeza, porque essa prática pode influenciar na oleosidade da sua pele que funciona como proteção natural. Quando se dá o banho, essa oleosidade acaba sendo removida, e ainda há a demora para se recompor, o que causa ainda mais problemas.

O banho em filhotes deve ser iniciado após ter completado todo o ciclo de vacinas do animal. Em geral conclui-se por volta dos 3 meses de idade, mas em caso de muita necessidade, pode ser feita uma limpeza utilizando apenas um algodão imerso em água morna. Lembrando que esse banho deve ser realizado em casa, pois a ida ao pet shop sem é extremamente proibido.

cachorrinho
Os filhotes devem ser banhados com intervalos de no mínimo 10 dias.

Somente em dias quentes deve-se banhar o filhote, pois em temperaturas baixas o animal corre o risco de ter sua resistência diminuída, o que causaria alguma doença como a virose.

A frequência do banho varia de acordo com a raça e também das características do pelo e pele, alguns podem ser lavados toda semana e outros casualmente. Os banhos devem ser feitos com água morna, e em seguida, o filhote deve ser secado com toalha e/ou secador.

 

Shampoos e sabonetes podem ser utilizados, mas estes devem ser neutros, cuidando para não entrar em contato com a boca e os olhos, sendo assim, o serviço de pet shops é indicado porque há profissionais dispostos que são habilitados e possuem produtos especializados para fazer corretamente a limpeza do animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.