Fórmula de somar no excel

O Excel é uma das ferramentas mais importantes disponibilizadas pela Microsoft, foi adotada por praticamente todas as empresas do mundo. Essa ferramenta tem a função de criar uma tabela de valores ou funções que tem por objetivo facilitar cálculos e organizar, de forma prática, qualquer que seja o seu conteúdo. Com o Excel é possível fazer qualquer tipo de calculo contábil, entre as funções básicas do Excel temos a de somar.

função somar do Excel
A maioria das empresas do mundo adotaram a planilha do Excel para facilitar tais funções executadas por seus funcionários.

(foto: reprodução)

Há diversas formas de realizar uma soma no Excel, se você quiser fazer um calculo simples, por exemplo, pode simplesmente aplicar a fórmula =SOMA (Número;Número), assim terá o resultado como se fosse em uma calculadora.

Para calcular o valor de uma coluna você pode colocar por exemplo =SOMA (A2:A10) assim terá todos os valores da célula da 2 da caluna A,somando com todos os valores de até a célula A10 da coluna A.  Essa é uma forma eficiente de calcular vários valores, mas você pode, ainda, optar, por exemplo, por a adicionar um número ao resultado final, se colocarmos =SOMA (A2:A10;50) serão acrescentado 50 ao valor final da soma da coluna.

Valores escritos em textos ou com algum erro no Excel, quando somados, são tidos como erros e são simplesmente ignorados, por isso se caso o resultado que você espera tenha falhado é bom verificar se não há nenhum erro. Os erros são apresentados com um destaque vermelho na célula do Excel, Você ainda pode fazer outras operações no programa como usar a palavras MULT para multiplicar ou os sinais “” para subtrair ou “/” para dividir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.