Dominação das civilizações asteca e inca pelos espanhóis

A dominação asteca e a inca se dão em contextos diferentes, apesar de terem um desfecho semelhante. A história da conquista começa em 1492, quando Cristóvão Colombo chega a America. Dois grandes fatos contribuíram para que a grande empreitada da conquista tivesse inicio: o primeiro foi o fato de que, em sua viagem, Cristóvão Colombo fora presenteado pelos “nativos” com ouro, isso já seria o suficiente para que  desse inicio á essa movimentação. A segunda foi a de que Cristóvão Colombo conseguiu a façanha de retornar á Espanha sem grandes perdas. Para a época considera-se, quase, um milagre sair da “civilização” e retornar á mesma após descobrir terras “selvagens”.

conquista dos espanhóis sobre astecas
Conquista do México
foto: reprodução

Astecas

Os astecas habitaram a região, onde hoje se encontra o México, entre os séculos XIV e XVI. Com a chegada na “terra nova” os espanhóis se espantaram com o sistema de governo daquele povo. Havia um sistema aprimorado de centralização, a capital de todo império asteca era Tenochtitlán, onde está a atual cidade do México, lá se concentrava toda arrecadação de impostos e a nobreza asteca. Os astecas tinham desenvolvido varias técnicas, principalmente, na agricultura, onde as plantações eram feitas em ilhas flutuantes, eles também detinha grande conhecimento arquitetônico e astronômico.

Há vários motivos que podem ser citados para que um Império tão forte como o Asteca tenha se sucumbido perante os espanhóis. Podemos iniciar com o conquistador do atual México, Hernán Cortez, que foi um personagem que com mãos de ferro soube utilizar bem todos os seus recursos. A superioridade tecnológica do armamento foi significativo para a vitória dos conquistadores. Há outros motivos que são relevantes: ao chegar nessa civilização os espanhóis foram idolatrados como deuses em alguma aldeias e o motivo principal foram as alianças estabelecidas por Hernán com alguns dos povos que eram submissos aos Astecas. Essas tribos, cansados devotar tributos aos Astecas, se aliaram e guerrearam ao lado dos  espanhóis. Por último é preciso citar as doenças que o homem branco trouxe, dizimando milhares de ameríndios, três anos após o inicio da conquista, Hérnan já havia chegado a Tenochtitlán e conquistado os Astecas.

Incas

Os Incas foi uma civilização que habitou as montanhas dos andes, em sua maioria na região do atual Peru. É outro povo que foi submetido de forma violenta aos Espanhóis. A capital, do império Inca, era Cuzco e segundo historiadores estimam que pelo menos 12 milhões de pessoas viviam naquela região. Em 1532 os espanhóis á campanha para invadir a região do império Inca, onde hoje se encontra o Peru. Esse povo, assim como os Astecas, seguiam uma politica também centralizada, eram politeístas ( acreditavam em vários deuses, tendo como o principal o deus sol), tinha uma gama de conhecimento avançado sobre diversas áreas como arquitetura, agricultura, astronomia, dentre outros.

A tecnologia de irrigação, construído como canais de água, deita sobre as montanhas e paralelamente foram construídos estradas.

Francisco Pizarro, conquistador do Peru
Sequestro do Atahualpa
foto: reprodução estradas de pedra e observatórios astronômicos, uma das diferenças entre os dois povos e que os Incas diferentes dos Astecas não tinham uma tradição escrita, mas sim oral, a conquista do Peru foi muito mais difícil, a começar pelo terreno montanhoso, a principal personagem da conquista do Peru foi Francisco Pizarro, com apenas 180 homens ele conseguiu quebrar toda estrutura Inca ao sequestrar o imperador Atahualpa que contava com uma guarda de 5 mil guerreiros e 80 mil soldados.

Em pouco tempo, os Incas assustados com cavalos e canhões, foram aterrorizados por Pizarro. Uma caravela abarrotada de ouro voltou á Espanha. Ao chegar milhares, de espanhóis foram mandados ao Peru para explorar mais ouro. A conquista levou cerca de 50 anos, até a morte do ultimo líder Inca.  Pizarro foi assassinado pela elite espanhola que pretendia assumir toda exploração das novas terras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.