Por onde é feita a cirurgia de próstata

O câncer de próstata ocorre quando há um tumor localizado na próstata, órgão masculino que faz parte do sistema reprodutor. Há um grande risco  do câncer, inicialmente, formado na próstata, se espalhar para os ossos ou para os linfonodos, apesar de não ser uns dos tipos de câncer mais comuns no Brasil, ele ainda é um dos campeões de mortalidade por câncer nos Estados Unidos, atinge, principalmente, homens acima de 50 anos de idade.

tipos de cirurgia de câncer de próstata
cirurgia de câncer de próstata
foto: reprodução

Sintomas

  • urina mais forte
  • polaciúria
  • dificuldade em urinar
  • urina com sangue
  • dor ao urinar
  • disfunção erétil

Diagnostico

O exame preventivo deve ser feito todos os anos para os homens acima de 40 anos, atualmente dois exames estão em discussão o físico, conhecido como exame de próstata e o PSA que é o exame de sangue, estudos mostram que o PSA pode ser duvidoso portanto é aconselhado a fazer sempre o exame físico, para averiguar o câncer geralmente e feito uma biópsia, caso seja detetado o paciente passara para o estadiamento onde será analisado a gravidade do câncer.

Tratamento

O tratamento pode ser feito de diversas maneiras, entre eles estão a radioterapia, terapia hormonal ou com medicamentos, isso vai depender muito do câncer, se espalhou ou não. O médico saberá indicar qual o método mais adequado. Em alguns casos é feito a cirurgia.

Tipos de cirurgia

Prostatectomia Suprapúbica: é feita com anestesia geral ou espinhal, um cateter de Foley é inserido no adomem para atingir a bexiga a fim de drenar a urina, depois um tubo de drenagem é inserido na cavidade para retirar sangue e outros fluidos.

RTUP ou RTU: esse é o método mais usado, a anestesia é geral ou espinhal e um cistoscópio é inserido no meato (abertura do pênis) segue pela uretra até chegar á glândula prostática. Depois um instrumento cortante é inserido para retirar a glândula prostática, vasos e outras aberturas são queimados para evitar o sangramento. o paciente tem alta entre 3 a 5 dias.

ITUP: segue o mesmo princípio do RTU, a diferença é a  recomendação, apenas para pessoas com testículos pequenos, a diferença é que uma pequena incisão é feita no tecido prostático para alargar o lúmen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.