Entretenimento ou entreterimento

Essas duas palavras tem sido motivo de polêmica e muita dúvidas, tanto para quem decide escrever, quanto para quem decide falar. De acordo com o dicionário da língua portuguesa, a palavra significa que algo tem a finalidade distrair, ocupar o tempo com alguma distração, divertimento e etc. É muito comum ver o emprego dessa palavra n os meios de comunicação, que em sua maioria realizam essa atividade.

Apesar da semelhança na grafia e muito mais na fala, entre entretenimento e entreterimento, a palavra correta é “entretenimento”. A letra “n” é muito confundida com a letra “r”, portanto deve-se ter muita atenção ao utilizar a palavra. A confusão parte comumente da palavra entreter, embora se tenha o mesmo significado, a ramificação da palavra sofre alterações, e portanto não se usa a letra “r” e sim “n”.

palavra entretenimento
Distração ou divertimento.

Reforçando, em qualquer situação que apresente o divertimento, ou a satisfação pessoal mesmo que seja nas mais diferenciadas circunstâncias e contextos, usa-se o termo “entretenimento”. Pode ser observado através de celebrações, festividades religiosas ou não, programação televisa, entre tantas formas de distração cultural, intelectual.

Embora tenha um uso menor, a palavra entretimento, também é correta e possui o mesmo significado da palavra entretenimento. A mesma é formada por causa da derivação sufixal, onde está inserido um sufixo a palavra já existente, sem que a mesma seja alterada por completo. Isso indica que se tem o verbo entreter mais o sufixo – mento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.