Durante a menstruação pode engravidar

Pílula Contraceptiva
Pílula anticoncepcional.

Na história da humanidade, quase sempre houveram métodos anticoncepcionais nas diferentes etnias, mesmo em diferentes níveis de sofisticação e ineficácia. Mas o que sempre foi de comum a esses povos foi a preocupação de não engravidar em um momento inoportuno.

Nas últimas décadas, as medicações anticoncepcionais deram um salto no quesito eficácia. Igualmente aos nossos ancestrais, ainda temos essa preocupação com a gravidez indesejada. O aumento considerável da população mundial tendo em vista a qualidade de vida nas cidades gerou a necessidade do controle de natalidade em muitos países.

Hoje, temos métodos e medicamentos contraceptivos distribuídos gratuitamente em postos de saúde ou vendidos em farmácias e mercados com preços bem em conta. O governo incentiva a utilização desses métodos e investe em palestras nas escolas quanto a orientação sexual, com o objetivo de informar desde cedo os alunos sobre o funcionamento do corpo, os riscos e possibilidades, etc.

Porém, nossa sociedade muitas vezes trata o sexo como tabu, por tratar-se de uma figura pecaminosa e imoral no imaginário religioso. Mesmo com tanta informação, algumas pessoas ainda possuem uma série de dúvidas a serem sanadas.

Uma dúvida frequente é sobre a possibilidade de engravidar durante o período menstrual. Essa dúvida despenca nos fóruns da internet, geralmente atribuída a jovens casais. Mas então, é possível?

Existem pequenas, porém prováveis chances disso acontecer principalmente em casais muito jovens. O ciclo menstrual do início da vida ativa de uma mulher é um tanto conturbado e ainda indefinido, irregular. Isso quer dizer que os períodos não são precisos e todo mês a jovem pode ter uma surpresa. Teoricamente, a menstruação ocorre quando o óvulo já foi descartado e toda a parede de nutrientes do endométrio estão se descolando e descendo na forma de sangue. Isso quer dizer que não seria possível engravidar com uma relação sexual nesse período.

Acontece que com períodos menstruais irregulares ou ciclos pequenos (de 22 dias por exemplo), o fim da menstruação pode ser muito próximo com o início da ovulação da mulher. Levando em consideração que os espermatozoides possam ficar de 3 a 5 dias vivos dentro do organismo da mulher, uma relação sexual logo no fim da menstruação pode engravidar a parceira alguns dias depois.

Para evitar essa possibilidade, é recomendado que o casal use métodos contraceptivos como a camisinha. Ou que a mulher utilize pílulas anticoncepcionais. Caso contrário, as chances de gravidez só aumentarão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.