Diabetes tipo 1 sintomas

A diabetes tipo 1 também conhecida com insulino-dependente é caracteriza pela deficiência na  produção de insulina pelo organismo, a insulina por sua vez, é um hormônio produzido no pâncreas que tem como função primaz  controlar o índice glicêmico  nosso corpo. Quando o pâncreas para de produzir esse hormônio não somos mais capazes de sintetizar o açúcar dos alimentos, o que culmina no aumento das taxas de glicose no sangue.

Essa patologia pode acorrer em qualquer idade, contudo é mais comum em jovens, adultos jovens e crianças. As causas da diabetes tipo 1 ainda são uma incógnita  devido ela ser uma doença auto-imune, ou seja, o próprio organismo cria anti-corpus para atacar as células produtoras de insulina, a hipótese mais aceita é que a doença é genética transmitida de forma hereditária.

Injeção de insulina
Indivíduos diagnosticados com diabetes tipo 1 estão sujeitos a aplicação diária de insulina.

Os indicadores mais atenuantes do problema são sentidos quando os níveis de glicose estão muito altos, alguns deles são sede excessiva, fadiga quase que todo o tempo, muita fome, aumento da quantidade de urina, perca de peso inexplicável e formigamento nos pés. Outros sintomas, estes mais alarmantes, podem vim juntamente com os citados anteriormente: dor no estômago, halito com cheiro de frutas, vômitoressecamento dos lábios e pele, respiração ofegante.

Quando a pessoa é diagnosticada com a diabetes tipo 1 os efeitos da doença podem ser graves, então o paciente deverá ser internado imediatamente e assim permanecer até que o controle do açúcar seja reestabelecido.

 Após receber alta o médico provavelmente promoverá uma reeducação alimentar e as visitas ao consultório devem ser semanais, com o tempo as visitas tornam menos frequentes. A insulina como já foi dito controla o nível de glicose no sangue, então, indivíduos com diabetes tipo 1 devem tomar esse homônimo diariamente.

Essa doença é muito séria, o tratamento inadequado, ou o não trato podem causar a morte. O maior responsável pelo controle das taxas de insulina é o portador da anomalia, ele deve entender melhor o seu corpo e interpretar os sinais que a doença envia. Fazendo isso sempre com auxilio médico da para viver bem e com qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.