Dor abaixo barriga gravidez

A gestante passa por inúmeras transformações em seu corpo, justamente por que o mesmo está adaptando ao crescimento e desenvolvimento do bebê. Ao longo da gravidez, surgem alguns incômodos, classificados como alterações usuais, mas não são necessariamente obrigatórias, ou seja, são perceptíveis de acordo com o organismo de cada mulher.

Alguns fatores contribuem para o aparecimento das dores que comumente podem ser sentidas pela mulher, desde o peso que adquiriu, preparo físico, o tamanho do bebê entre outros aspectos que podem ser provenientes de atividades físicas realizadas com muita e/ou intensa frequência. É importante ter consciência sobre as causas e sintomas, pois dependendo do local onde ocorre a dor, pode ser algo mais grave.

As dores na barriga, por exemplo, podem estar associadas a diferentes problemas. A dor pélvica geralmente acontece por causa do enrijecimento e aumento do útero, devido o feto. Em maioria dos casos não há ligação nenhuma dessa dor com qualquer patologia, somente indica algumas contrações que aumentam de intensidade a medida em que bebê se posiciona para a parte inferior da bacia durante a gravidez.

gravidez com dor
Ao longo da gravidez podem surgir alguns incômodos, classificados como alterações usuais normais ou características de algum problema gestacional.

Forte dor na parte superior ou localizada no meio da barriga, pode indicar uma má digestão, a gastroenterite provocada por vírus ou mesmo uma pré-eclâmpsia, caso esteja associado à eventos de náusea. Neste caso é de suma importância procurar auxilio médico o quanto antes, a fim de prevenir problemas piores.

Se a do ocorre de maneria intensa no baixo ventre ou dos lados, pode indicar a distensão de algum ligamento. Essa dor também deve ser analisada pelo médico obstetra, pois há grande chances de ser sinal de gravidez ectópica, ou seja a gestação está ocorrendo fora da cavidade uterina podendo provocar um aborto espontâneo, ou trabalho de parto prematuro. Além disso pode ter indícios de mioma ou descolamento de placenta.

Caso a gestante não tenha tanta certeza sobre alguns dos sintomas, sentindo qualquer incômodo, procure logo um médico para esclarecer todas as dúvidas. Além de prevenir um eventual problema, poderá indicar melhor qual o tratamento adequado para cada situação. Lembrando que diferentes tipos de dores, mas com consulta clínica e alguns exames tudo é identificado com maior precisão e clareza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.