Como tirar as cordas duma guitarra

Ao fazer uso do instrumento de guitarra, comumente pode ocorrer a necessidade de trocar as cordas. Mesmo porque, as mesmas podem ter se arrebentado ou simplesmente emitem um som sem brilho, ou seja, não estão com sonoridade compatível como anteriormente. A troca se dá também de forma variada em virtude da maneira que a guitarra é tocada, em termos qualitativos do tipo das cordas e outros detalhes relacionados a conservação, além da condição climática do local onde se guarda o instrumento.

Toocando as cordas da guitarra
Para trocar as cordas de guitarra é importante contar com a ajuda de um profissional.

Para realizar a troca das cordas, o mais recomendável é procurar um profissional que o faça, pois terá maior habilidade no processo, pois a guitarra tem uma barra de metal localizada dentro de si chamada “tensor” que permite o ajuste da curvatura do braço, esse procedimento é extremamente delicado.

Em caso de necessidade ou desejo da pessoa realizar essa tarefa sozinha, é importante evitar tirar todas as cordas ao mesmo tempo, uma vez que a curvatura do braço se altera e comprometa a afinação do instrumento.

Outro ponto fundamental é memorizar o jeito que a tarracha da corda está posicionada, para garantir a eficácia na hora de colocar a nova corda. A corda deve ser solta ao mesmo tempo em que se dê voltas na tarracha, isso por 4 ou 5 vezes. Depois é só apertar a corda fazendo com que a tarracha se posicione na forma correta em que estava.

Existem tipos de guitarras que são problemáticas para trocar as cordas, principalmente as que possuem sistema é flutuante, a alavanca não possui ponto de descanso, dificultando a troca de cordas. Outras ainda podem tem um esforço maior sofrido nas cordas, criando um grande risco de que as mesma se quebrem durante a troca.

Não é aconselhável ficar variando o tipo de marca de encordoamento. Pois quando se coloca novas cordas é imprescindível procurar um Luthier, profissional dessa área, para fazer a regulagem. Com a troca de marca deverá ser feito novamente a regulagem, ou seja, causará mais gastos a quem já pagou por um serviço específico.

Confira no vídeo a seguir as dicas de como trocar as cordas e também como fazer a limpeza adequada da guitarra algo que irá contribuir muito para a vida útil do instrumento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.