Como deter a ansiedade

A ansiedade é uma das emoções mais comuns que podem acometer uma pessoa. Mas apesar da característica corriqueira, a ansiedade pode simbolizar inúmeros distúrbios do organismo que podem causar grandes problemas para a saúde. Mesmo porque essa emoção trabalha com algo irreal, ou seja, ocorre sem que qualquer tipo de expectativa ou perigo objetivo estejam presente.

 Nível de ansiedade
Recursos e procedimentos simples ajudam a diminuir os efeitos da ansiedade.

A ansiedade nas verdade se assemelha ao medo, no que se diz respeito ao estado emocional, mas o tempo vivido se direciona para o futuro, sobre algo que se espera, como o medo, porém dirigido para o futuro de maneira desproporcional, o que por consequência causa intenso desconforto físico e mental.

Dependendo do nível de ansiedade, pode causar danos irreparáveis a pessoa, pois em cada evento tem a capacidade de ser mais veemente.

As manifestações de diversificam entre ataques de pânico, fobias, consequência de experiências traumáticas, entre outras formas que de maneira generalizada causam sintomas distintos. Com a ajuda de algumas técnicas psicológicas e dicas sobre comportamento e hábitos, é possível controlar os níveis de ansiedade e evitar os danos por conseguinte.

A dicas se iniciam de maneira natural que utiliza recursos e procedimentos simples, porém muito eficazes nesse caso:

  • Relaxamento – feche os olhos e contraia todo o corpo, relaxando-o aos poucos. Faça um alongamento desdes os pés até à cabeça de forma gradual, respeitando a respiração. Esse exercício pode ser realizado na posição sentada ou deitada.
  • Exercícios – a prática de atividades físicas auxiliam em todos os aspectos, além de diminuir a ansiedade, fortalece os músculos, ajuda nos batimento cardíacos e ainda mantém o corpo em forma. Inicie com pequenos movimentos, logo mantenha séries regulares para não perder o hábito.
  • Mudança na alimentação – Evite o consumo de cigarros, café e outras bebidas que contenham estimulantes pois essas substâncias aumentam a ansiedade, podendo desencadear ataques de pânico. Lembrando que no caso do vício em cigarro, o melhor é parar aos poucos para que não despertem sintomas de abstinência.
  • Exercitar a espiritualidade – técnicas de meditação, como a zen budista, o yoga ou mesmo os cultos religiosos, orientam a mente e deixam a pessoa mais segura, pois fica mais em contato com se interior. Essa experiência contribui para o controle das emoções e da ansiedade.

Seguindo essas dicas e pedindo ajuda de profissionais bem como de amigos e familiares, é possível controlar e até mesmo eliminar a ansiedade. A melhor maneira de deter essa forte emoção é reconhecer que a mesma em excesso pode ser prejudicial, logo é necessário querer ser uma pessoa melhor livre de sentimentos impulsivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.