Desordem venosa crônica

São ditas como desordens venosas, a incapacidade das veias dos membros superiores e inferiores bombear um volume de sangue, que é considerado insuficiente para o coração. As artérias são responsáveis por levar o sangue saudável com bastante oxigênio do coração aos órgãos, onde as veias são responsáveis por realizar o retorno desse processo.

Causas

Diz-se que na maioria dos casos onde essa enfermidade decorre de uma obesidade, fatores fisiológicos, genéticos, de imobilidades prolongadas da área e por outros fatores médicos.

Tipos

* Superficial: quando os sinais são vistos próximos a pele;

* Profundas: quando os sinais estão localizados nos músculos;

* Perfurantes: quando os sinais estão localizados na pele e nos músculos;

Um dos sinais visíveis dessa disfunção são as varizes. Na maioria dos casos, essa enfermidade acomete mulheres e idosos, na parte inferior do corpo.

Principais sintomas

* Inchaço;

* Vermelhidão;

* Coceira;

* Dor;

* Endurecimento;

* Fadiga;

* Sensação de peso;

* Cansaço;

* Inquietação;

* Alergias;

* Inflamações e infecções da área afetada;

* Dificuldade em cicatrizações.

Fatores de risco

* TVP – Trombose Venosa Profunda: se dá pela formação de coágulos nas veias mais profundas, fazendo com que ocorra o bloqueio do fluxo do sangue em direção ao coração, sobrecarregando as válvulas e prejudicando o seu funcionamento. Nesses casos, o tratamento deve ser realizado de forma imediata, pois a longo prazo pode causar diversas complicações, tal como uma embolia pulmonar.

* Flebite: esse processo proporciona a inflamação e o inchaço do local afetado. Em alguns casos pode fazer com que a área fique com coágulos, provocando na maioria das vezes uma trombose venosa profunda.

Tratamento

Na maioria dos casos, essas desordens não apresentam grandes fatores de problemas de saúde e devido a isso, quase nunca são tratadas, salvo em casos onde o indivíduo possui algum dos fatores de risco descritos acima. É importante lembrar que, mesmo a doença não se apresentando de forma tão agressiva,  ela deve ser tratada para não causar danos mais graves posteriormente.

Os tratamentos são realizados através de mudanças no estilo de vida, terapias, com meias de compressão, a laser, cirurgias, ablação, angioplastia, reparo valvar, entre outros.

Caso qualquer um dos sintomas descritos acima estiver acontecendo no seu corpo, procure um cirurgião vascular ou endovascular o mais rápido possível para a realização do seu diagnóstico e início do tratamento. Quanto mais rápido for constatado o aparecimento da enfermidade, mais efeitos e benefícios o tratamento terá.

Desordem/Insuficiência Venosa Crônica nas pernas. (Foto: Reprodução)
Desordem/Insuficiência Venosa Crônica nas pernas.
(Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.