Como as baratas se procriam

As baratas são insetos conhecidos por transmitirem doenças ao ser humano e isso é fato, pois elas servem como vetores para diversas doenças que são espalhadas por suas patas e fezes que podem encontrar em contato com os seres humanos. Estes insetos  se reproduzem muito rápido e facilmente podem chegar aos milhares em uma única casa, se uma barata for encontrada de dia certamente haverá mais 500 delas escondidas.

acasalamento das baratas
Reprodução das baratas (foto: reprodução)

Reprodução das baratas

As baratas se reproduzem através da inseminação de ovos. Antes de iniciar o acasalamento a fêmea libera um feromônio que atrai o macho e quando os dois se encontram há uma intensa comunicação através das antenas de ambos. O macho eleva as asas expondo uma glândula que excreta uma substância que alimenta a fêmea. Enquanto ela se alimenta, o macho então vai por baixo e introduz sua genitália nela. Quando  introduzindo ele da uma giro de 180° e assume a posição conhecida como end-to-end. A copulação pode durar mais de uma hora.

 A cópula pode acontecer uma ou mais vezes. É comum as baratas emitirem sons muito altos durante o ato, alguns podendo chegar até 60 dB. Os ovos podem ser desenvolvidos de três formas, externamente a mãe, que é o tipo mais comum chamado de oviparidade, internamente na qual os ovos permanecem dentro da fêmea chamado Ovovivipariedade ou dentro da fêmea com uma formação incompleta com trocas de nutrientes chamado de Viviparidade.

As baratas costumam passar três estágios de formação, sendo elas o ovo, ninfa (larva) e a fase adulta. A fêmea pode colocar de 4 a 50 ovos que crescem em uma média de 5 semanas, dependendo da espécie. Os ovos são depositados em locais escuros e úmidos, geralmente em fendas de parede, embaixo de pedras, na vegetação, etc. No caso dos ovos externos eles ficam em um espécie de bolsa chamada ooteca que pode medir até 1 cm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.