Depois da chegada da teoria das relações humanas, uma nova linguagem vem sendo abordada em vários ramos da sociedade, inclusive na área administrativa, onde novos assuntos estão vindo a tona, tal como a motivação dos funcionários , comunicação, organização formal, comportamento de liderança, dinâmica em grupo, entre outros.
Os princípios clássicos dessa estrutura começa a ser discutido e remodelado. Atualmente, a felicidade humana passou a ter um olhar diferente, porque o homo economicus cede lugar ao homem social. Agora os pensamentos não são voltados apenas para a execução das tarefas, mas para as pessoas que as realizam.
Motivação
Essa é uma das teorias que buscam explicar o comportamento dos indivíduos. A teoria da administração cientifica afirma que a motivação, anteriormente, era buscada financeiramente por meio de recompensas salariais e materiais de trabalho. A experiência realizada em Hawthorne mostra que a recompensa financeira não é o único fator que influência na satisfação do trabalhador.
O pesquisador Elton Mayo e sua equipe abordavam, em sua teoria, que o trabalhador tornava-se mais motivado com recompensas simbólicas e sociais, não somente materiais.
Necessidades humanas fundamentais
Todas as necessidades descritas abaixo foram regulamentadas pela teoria das relações humanas.
» Fisiológicas: denominadas como necessidades vitais, relacionadas com a sobrevivência do ser humano, tal como a alimentação, abrigo, proteção, segurança, sono, atividades físicas, etc;
» Psicológicas: são aprendidas e adquiridas com o decorrer da vida. São essenciais para o bem estar emocional do ser humano. Quase não ficam satisfeitas completamente, pois sempre há um ponto á discutir em relação as situações vividas;
» Autorrealização: envolvem necessidades fisiológicas, psicológicas, a cultura dos indivíduos, sua educação e metas. O homem procura,sempre, maiores satisfações no decorrer da vida, tendo vários impulsos para alcançar seus objetivos com o seu próprio potencial. Dessa forma ele se autodesenvolve interiormente.
Através dessa teoria e das necessidades fundamentais dos seres humanos que elas abordam, o seu modelo passou a ser inserido em várias empresas para proporcionar as realizações dos indivíduos dentro do meio de trabalho.
Atitude e moral
Ambos conceitos foram intitulados pela Teoria das Relações Humanas, onde a moral se trata de uma decorrência do estado motivacional, sendo assim uma atitude mental provocada pela satisfação ou pela insatisfação das necessidades dos trabalhadores.
Quando a moral é elevada, ela é acompanhada de atitudes de interesse, entusiasmo, identificação, impulso em relação ao emprego, disciplina, etc.
Liderança
Com a chegada da teoria das relações humanas, a liderança passou a ganhar espaço informal sobre o comportamento dos indivíduos. Um bom exemplo disso foi a experiência realizada em Hawthorne, onde teve o mérito de demonstrar que a existência de líderes informais mantinham estrito controle sobre o comportamento do grupo, fazendo com que os trabalhadores tivessem uma melhor atuação em suas atividades.
A teoria afirma ainda que a liderança se trata de uma influência interpessoal exercida em diversas situações, sendo dirigida através da comunicação entre os indivíduos e alguns demais fatores. Essa particularidade ainda vem sendo muito pesquisada, mas já é bastante abordada em várias empresas como um ponto chave de seu crescimento e de seus funcionários.