Cupuaçu engorda

Muito conhecido pela população brasileira, o cupuaçu, originário das regiões da Amazônia, ganhou notoriedade a partir da comercialização do próprio através das atividades artesanais das comunidades locais. Este fruto advindo do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), além de ser muito saboroso, possui uma série de vitaminas, e minerais, também tem como propriedade a pectina, um tipo de fibra solúvel que auxilia no controle dos níveis de colesterol.

Pé de copuaçu
Theobroma grandiflorum

Por causa das alterações da própria planta, existem tipos variados dos frutos que se diferem de acordo com seu formato. Entre eles estão o cupuaçu-redondo, o mamorana, entre outros. A utilização maior do fruto ocorre a partir da polpa nutritiva e consistente muito bem incluída em receitas de doces, sorvetes, sucos, licores, compotas e outras especiarias amazônicas.

Além de ser utilizada em alimentos, também são utilizados as sementes de cupuaçu, na fabricação do cupulate, produto bastante semelhante ao chocolate,gordura da semente vem sendo introduzida na produção de cosméticos. As propriedades do cupuaçu são enumeradas entre água, calorias, proteínas, carboidratos, fibras alimentares, lipídios, ácido graxo saturado, ferro, cálcio, potássio, sódio, vitamina B1, vitamina C e uma infinidade de substâncias benéficas para o organismo, desde que sejam consumidas adequadamente sem exageros.

doce
Bobom de cupuaçu, umas das inúmeras receitas feitas com o fruto da Amazônia.

Provido de vitamina A, o cupuaçu pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento humano, principalmente de crianças e gestantes. Ajuda na produção de energia para que o organismo funcione melhor, desde o sistema nervoso, aos músculos e também o coração. Consumo do fruto garante ação antioxidante e impede a proliferação de radicais livres. Até mesmo a pele é beneficiada com as propriedades do cupuaçu, ganhando resistência e ao mesmo tempo flexibilidade e prevenção contra manchas e envelhecimento precoce.

Provido de tantos componentes benéficos, é quase impossível afirmar que o fruto cupuaçu possa contribuir para o ganho de peso. O que pode aumentar a proporção do corpo são os outros alimentos que são adicionados na receita ou porção do cupuaçu, como o leite condensado, por exemplo, pois as calorias do cupuaçu chegam a ser inferiores de que uma simples uva.

creme
Receita calórica feita com cupuaçu.

Dependendo da receita e/ou preparo que tenha cupuaçu, faz com que o mesmo se torne calórico, portanto é importante ter consciência das quantidades suficientes para fazer uma alimentação correta e saudável. Do contrário, precisamente a pessoa poderá engordar de forma rápida e representativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.