Composição de um time de futebol

O futebol é hoje o esporte mais popular em todo o mundo, tem raízes mais profundas num estranho treinamento militar que acontecia na antiga China a cerca de 3.000 a.C, este tinha como características, chutar as cabeças dos adversários derrotados em batalha, com o tempo a prática foi sofrendo adaptações até constituir um jogo envolvendo duas equipes, com 8 componentes,  que deveriam passar uma bola   entre hastes localizadas na extremidade do campo. Mas, existem controvérsias, alguns historiadores creditam ao jogo de bola Olmeca tal pioneirismo, ao qual os primeiros relatos são de 1.600 a.C e continua a ser praticado por ameríndios até a atualidade.

O jogo de futebol moderno tem o passado mais próximo com a medievalidade, um desporto muito violento que só foi ser humanizado no século XVII quando apresentado ao povo britânico. Sendo profissionalizado apenas em 1885. No Brasil chega pelos pés de Charles Miller, Paulista, que depois da viagem para o velho mundo trás na bagagem a paixão nacional.

arte do futebol
O futebol, um conjunto de regras simples numa prática fluida que gera belas imagens.

A logística do jogo funciona acontece mais ou menos assim, duas equipes cada uma composta por 11 jogadores, em um local específico, o campo, e com equipamentos adequados. O objetivo do embate é passar a bola entre a metas, mais conhecidas como gols. Para que as regras do desporto sejam asseguradas é solicitada a presença de uma equipe de arbitragem, ganha a disputa o time que mais gols conseguir.

Cada time conta com uma equipe técnica que treina e organiza os jogadores em campo de acordo com suas características individuais e os  fins estratégicos gerais do conjunto. Na defesa, conta-se com os Zagueiros, Laterais e Líberos e o goleiro, todos com função primaz de defesa e ligação com o meio de campo. Ao meio do Campo tem-se os volantes, Alas, o meia-de-ligação, os meias fixos, meias laterais e ainda o meia-atacante, essas posições podem ser resinificadas conforme a postura e o esquema adotado, mas, em geral, armam o jogo. Por último, o ataque, nessa podemos encontrar o ponta, o segundo atacante e o centravante estabelecem ligação entre meio de campo e a função maior desses jogadores é fazer e criar situações de gol.

O Brasil é um dos países com mais tradição futebolística  somos os maiores detentores do título máximo do esporte, pentacampeão da Copa do Mundo FIFA, aqui o técnica se mistura a arte, os esquemas sede lugar ao talento canarinho, fazendo do futebol brasileiro um dos mais plásticos mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.