Comportamento de uma cadela prenha

No geral, quando uma cadela fica prenha ou grávida, é comum que algumas alterações em seu comportamento sejam percebidas pelos donos. Além de mudanças na “personalidade” comum, há também mudança de alguns hábitos que podem variar de animal par animal.

A maioria das alterações de comportamento são alterações opostas. Ou seja, se o animal costuma ser muito agitado, provavelmente ficará mais calmo durante a gestação. Se for muito calmo, a tendência é ficar mais agitado. Os hábitos alimentares também podem mudar e na maioria das vezes, a cadela come mais que normal e seleciona mais o que comer.

Quando prenha, a cadela pode mudar o comportamento.
Quando prenha, a cadela pode mudar o comportamento.

Não é bom que a cadela fique perto de outros machos durante a gestação pois é possível que ela avance neles caso estejam mal intencionados.

Há também um comportamento típico de cadelas no período gestatório que é o de preparar uma espécie de ninho para receber os filhotes. Nesse processo, é normal que ela cave algum buraco e o preencha de coisas que considera confortável para o momento do parto e a criação dos filhotes.

Ao perceber essas mudanças de comportamento, o ideal é levar seu bichinho a uma clínica veterinária para que possam ser feitos os diagnósticos mais precisos e saber se há algum fator de risco para a cadela e para os filhotes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.