Comportamento das moléculas de fosfolipídios

Os fosfolipídios é uma das classes especiais pertencentes ao grupo dos lipídios, que compreendem o grupo das moléculas que são insolúveis a água mas que são solúveis a outros componentes orgânicos, como por exemplo o álcool. A insolubilidade desse grupo com a água, acontece pois os lipídios são apolares, enquanto a água é polar e com isso eles não conseguem se envolver e possuir quaisquer afinidades.

Comportamento das moléculas

O comportamento das moléculas ocorre de forma diferente quando estão em contato com a água, pois uma parte dela é compatível com a água mas a outra não, sendo assim uma hidrofílica e a outra hidrofóbica.

Isso ocorre porque as moléculas são compostas de duas moléculas de ácidos graxos e uma de ácido fosfórico, ligados ainda a uma molécula de glicerol. Com isso, a presença do ácido fosfórico – ou fosfato – faz com que a molécula fosfolipídea tenha uma aparência de um palito de fósforo. Veja na imagem abaixo.

Molécula

A cabeça – de forma circular – é eletricamente carregada, isto é, ela é polar. Já as hastes, por ser formada por vários glicerídeos são apolares.

Fosfato e ácidos graxos

Com isso, a parte eletricamente carregada de fosfato, possui uma grande afinidade com a água, mas as hastes dos ácidos graxos não, sendo então a parte do fosfato hidrofílica e as hastes hidrofóbicas.

Quando essas moléculas são colocadas em contato com a água, a parte do fosfato, fica em contato com a água e os ácidos graxos não, com isso é possível que se visualize a formação de camadas descritas dessa maneira, caracterizando a afinidade de uma parte da molécula com o H2O.

Os fosfolipídios são os principais componentes da membrana plasmática e com isso, as moléculas possuem um grande poder de regeneração. Quando são quebradas, elas se reconstituem, formando as mesmas propriedades básicas que possuíam desde sua criação.

Fórmula molecular do fosfolipídio

Fórmula molecular da molécula de fosfolipídio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.