Como viver em sociedade respeitando o direito de todos

A sociedade atualmente possui uma das estruturas mais complexas de todos os tempos, isso porque os povos se modificaram, assim como suas culturas, direitos, deveres e vários outros aspectos, isso porque a liberdade vem sendo um dos principais conceitos de vida de cada ser humano que exerce e cumpre todas as suas responsabilidades de acordo com as leis estabelecidas na Constituição.

Dentro dessa conjuntura, onde a miscigenação de gênios culturais e opiniões vem sendo cada vez mais exercidas, um dos pontos que começam a ser levantados é “Como viver nesse meio respeitando o direito de cada um, não importando sua raça, cor, religião, etnia, gosto musical ou qualquer outra característica que seja que define cada cidadão?”.

Bom, esse é um ponto muito forte de discussão que deve ser estudado, avaliado e praticado interiormente dentro de cada um de nós diariamente diante de algumas bases principais, sendo elas a ética, o respeito, a democracia e a liberdade, palavras chaves que intitulam toda a população em meio a sociedade e serve de alicerce para a reivindicação dos seus direitos.

Como viver em sociedade respeitando o direito de todos?
Cidadania: um direito de todos.
(Foto: Reprodução)

Ao descrever a palavra ética, de acordo com a sua origem grega, significa aquilo que pertence ao caráter, um sentindo muito filosófico, mas que irá nos ajudar a compreender como se relacionar com o próximo mesmo com as diferenças presentes.

A busca incessante de fundamentar o modo de viver de acordo com o pensamento humano, é o foco principal do conceito de ética, pois mesmo que um indivíduo viva em um grupo com as mesmas características, o que irá fazer com que sua personalidade seja alguma coisa ou não, será de inteira responsabilidade de si mesmo, seus gostos e afins.

As leis estão presentes dentro da sociedade para intitular o que é caracterizado como certo ou errado, dando o pleno direito e dever de toda a população, conseguindo assim estabelecer uma ordem geral sobre todos que desrespeitarem suas descrições, artigos e parágrafos.

Mesmo com a presença das leis para saber como respeitar o direito do próximo, o que se faz essencial na atualidade é que um ser buscasse compreender as atitudes e qualquer característica do outro antes de julgá-lo, condená-lo, reprimi-lo ou qualquer ponto que denegrisse a sua imagem e nome perante aos demais.

A partir do momento que as suas relações internas e externas, seu direito de ir e vir e sua liberdade forem estimados, assim como a execução dos seus recursos de democracia, a cidadania se fará um conjuntura mais compreensiva, respeitosa e solidária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.