Como ser um bom anfitrião

Recepcionar os familiares, amigos, colegas de trabalho ou de faculdade, entre outros tipos de público, vem se tornando uma prática cada vez mais comum em todas as regiões do país, principalmente porque a maioria dos brasileiros gostam muito de confraternizar.

Geralmente essas reuniões são realizadas em datas comemorativas, mas não existe nada que impeça o bom e velho churrasquinho de final de semana ou uma pequena social, apenas para juntar o pessoal para bater um papo, fazer brincadeiras e aproveitar melhor o tempo livre.

Independente dos motivos que promoveram a dinamização da “festinha”, é essencial que os donos da casa e organizadores do evento sejam bons anfitriões. Se você deseja se tornar um expert em receber com excelência os seus convidados, confira as dicas a seguir:

⇒ 1. Prepare bem todo o ambiente, deixando-o propício para recepcionar a todos. Analise as condições de limpeza dos cômodos (principalmente dos banheiros e quartos), espalhe flores ou adereços interessantes, etc.

⇒ 2. Monte as mesas utilizando toda a sua criatividade. Brinque com as peças e formule combinações atraentes, mas sem exageros.

Como ser um bom anfitrião
Anfitriões fazendo o brinde.
(foto: Reprodução)

⇒ 3. Crie um cardápio de bebidas e refeições de acordo com o perfil dos convidados e também da ocasião. Observe se algum deles possui restrições alimentares e providencie saídas eficazes – caso o transtorno exista.

⇒ 4. Não complique a dinamização dos pratos e tenha muito cuidado para não acabar exagerando nas combinações exóticas. O mais indicado é manter o padrão de entrada com salada, prato principal simples e saboroso, sobremesa e bons drink’s.

⇒ 5. Crie uma playlist para tocar durante toda a comemoração, contendo músicas de vários estilos e gêneros, para agradar a todos.

⇒ 6. Comprimente todos os convidados ao entrar e ao sair, fazendo com que eles se sintam tranquilos e confortáveis.

⇒ 7. Se a festinha for durante a noite, tente articular uma iluminação bem legal no espaço.

⇒ 8. Existe sempre aquele indivíduo que bebe demais, acaba dando trabalho e passando mal. Por isso, tenha paciência e tente controlar a situação, tendo roupas reservas, remédios para ressaca e um cantinho vago para que essa pessoa durma e se recupere.

⇒ 9. Tenha sempre carregadores de celular reserva e disponibilize-os para os convidados, porque nos dias de hoje ninguém fica sem esse tipo de contato por muito tempo.

⇒ 10. Deixe um cantinho do ambiente da social separado com colchões, toalhas, sabonetes, cobertores, travesseiros e outros itens da categoria, para que assim as pessoas se sintam mais na vontade em tirar um cochilo, trocar o bebê ou colocá-lo para dormir e tomar um banho.

⇒ 11. Monte uma farmácia básica com produtos que trate machucados, dores, incômodos abdominais, gripe, dor de cabeça, etc.

⇒ 12. Se a maioria dos convidados tiverem filhos, corra e tire todos os objetos que podem ser estragados do lugar e guarde-os em um cômodo escondido da casa ou que fique trancado. Assim poderá evitar possíveis transtornos.

⇒ 13. Tenha sempre uma verba extra para cobrir gastos imprevistos, mas se tiver muita intimidade com os convidados tente promover a famosa “vaquinha”.

⇒ 14. Apresente as pessoas durante a festa, para que elas consigam se misturar e não formem panelinhas. Isso ajudará muito no momento de dar atenção a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.