Como se adquire a osteoporose

Demonstração gráfica da osteoporose
Demonstração gráfica da doença.

O tecido ósseo do corpo humano é constantemente renovado por células chamadas osteoclastos. Essas células absorvem o antigo material cálcico das inúmeras reservas  do tecido e o substitui por um novo material. Esse metabolismo é cíclico e aproximadamente a cada 10 anos o esqueleto humano está totalmente renovado pelos osteoclastos.

Em decorrência  de vários motivos, pode ocorrer uma condição em que a corpo mais absorva cálcio do que o reponha. Consequentemente,  a porosidade do tecido ósseo aumentará e o tornará  menos resistente a impactos, mesmo os mais corriqueiros. Podemos dizer que essa condição enfraquece os ossos e que se não for tratada pode levar o indivíduo a níveis críticos. Quando o indivíduo encontra-se nessa situação, pode ser diagnosticado Osteoporose.

A Osteoporose pode acontecer em pessoas que tenham alguma deficiência hormonal ou histórico da doença na família. Pessoas brancas, magras, asiáticas, indivíduo que tenha alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, que não expõe-se a luz  solar, que pra praticam tabagismo, alcoolismo, que tenham doenças reumatológicas, hepáticas e  endócrinas e alguns tipos de câncer.

A doença não apresenta sinais claros em sintomas. Geralmente descobre-se quando há alguma fratura espontânea  por pequeno esforço, trauma e lesão. Quando isso acontece, a doença já apresenta estado avançado.

As melhores formas de prevenir a doença é começar desde cedo. Ter ao hábito de praticar exercícios físicos regularmente, expor-se ao sol para absorção de vitamina  D, alimentar-se corretamente e ingerir alimentos de contribuição cálcica.

Caso tenha alguma suspeita da doença, procure um médico e este o fará exames indispensáveis que dirão o diagnóstico. A osteoporose pode ser tratada a base de medicamentos, exercícios físico e reeducação alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.