Como revogar uma Procuração Judicial

É caracterizado como revogar, o ato de anular, desfazer, invalidar, derrogar ou eliminar algo. Esse processo pode ser realizado a qualquer tempo, isto se não mais convier ao outorgante que o procurador continue exercendo atos em seu nome.

Apenas rasgar o documento da procuração não irá ocasionar o seu cancelamento ou validar sua anulação, apenas o ato de revogação, por isso esse processo deve ser realizado de forma rápida.

Atenção: É importante ressaltar que a procuração perde seus efeitos com a morte ou interdição de uma das partes.

Como revogar?

O interessado em anular a procuração (outorgante), deverá comparecer a um Tabelionato, portando uma cópia da procuração, o seu CPF e RG originais, procurar um escrevente e informar que deseja revogar a procuração, retirando a sua validade.

Observação: As procurações de origem pública poderão ser revogadas em qualquer cartório de notas.

Modelo de petição para a revogação de uma procuração

“Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de_______________(do local do domicílio do procurador)

Eu,___________________________________________________ abaixo assinado, brasileiro(a)(profissão, estado civil, residência que, por instrumento público lavrado _____________________________________________________, no Livro ____, fls.____, datado de______, constituí meu bastante procurador ___________________________________________ ________________________________(nacionalidade, profissão, estado civil, residência e domicílio) para o fim especial de __________________________________________________mencionar aqui os poderes que tiverem sido outorgados), não convindo, porém, ao suplicante que o suplicado, seu procurador, continue no exercício de semelhante mandato______________________________ (declarar aqui os motivos que determinam a revogação) quer perante Vossa Excelência, de acordo com as leis em vigor, revogar-lhe expressamente todos os poderes outorgados no referido instrumento, pelo que requer que se digne Vossa Excelência mandar tomar por termo a revogação, sendo dele intimado o suplicado para todos os efeitos legais.

Nestes Termos Pede Deferimento

(data e assinatura)”

Preço

O valor cobrado para a execução completa dessa ação, varia de acordo com o estado, o cartório e o tabelião procurado, costumando variar entre R$ 15 à R$ 170 reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.