Como recuperar fotos deletadas do cartão de memória

Quase todo mundo que possui uma câmera digital ou até um celular com câmera já passou por algo parecido. Acontece aquele evento muito importante e você registra tudo em fotos e vídeos que terá que mostrar a muitos outros parentes e amigos depois. Porém, por algum motivo, as fotos são deletadas do cartão ou simplesmente não é possível mais vê-la nele.

Isso é com certeza um tipo de desastre dos dias atuais. Muitas pessoas acabam deixando tudo pra lá porque teoricamente não há mais jeito de recuperar todo o conteúdo que fora perdido. Mas antes de desistir, é importante saber a diferença entre duas situações comuns no mundo da computação gráfica.

Quando você formata um disco rígido ou um disco removível – no caso, cartões de memórias – o que acontece é exatamente o que se pensa a respeito. Todos os arquivos são excluídos permanentemente e o disco fica vazio.

Cartões de memória
Cartões de memória

Quando se deleta um arquivo – clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção excluir ou selecionando o aquivo e pressionando o botão delete no teclado -, você não está necessariamente excluindo um arquivo. O que acontece na verdade é que o arquivo apenas não fica mais visível para você e o computador tem “permissão” para preencher o espaço que aquele arquivo está ocupando com qualquer outro arquivo por cima.

Isso quer dizer que, mesmo deletado, o arquivo ainda está lá e vai continuar por lá a menos que você mova ou copie outro arquivo para o mesmo lugar, o que aparentemente o sobreporá. Ou seja, se por um acaso as fotos sumiram, não faça nada com o cartão e pare de utiliza-lo imediatamente.

Alguns programas disponíveis na internet são capazes de escanear os discos removíveis e rígidos e tornar os arquivos deletados visíveis. Por meio desses programas como DataRecovery, FreeUndelete, entre outros, são capazes de “trazer os arquivos de volta”para que possam ser utilizados e visualizados normalmente.

Em ambos os programas a interface é muito fácil e convidativa. Basta escolher o disco que deseja verificar e clicar em escanear ou scan. Logo após, os arquivos aparecerão em uma lista e  você poderá selecionar todos os que você vai querer recuperar. Depois disso, clique em recuperar ou recovery – o programa pode pedir para especificar a pasta onde os arquivos serão recuperados – e pronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.