Como provar que sou pardo no Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), corresponde a um programa criado pelo MEC (Ministério da Educação), para o provimento de vagas dos candidatos do Enem em instituições públicas de nível superior, desde que todos obedeçam as normas descritas pelo projeto e consigam uma nota base de classificação.

Todos os alunos que participarem desse processo, deverão ter em mãos o seu número de inscrição e senha do Enem realizado no ano anterior. Cada candidato terá direito de escolher duas opções de curso, que poderão ser modificadas durante as inscrições.

Dicas para a comprovação de raça no Sisu
Quadro negro.
(Foto: Reprodução)

Uma das partes das vagas oferecidas por esse sistema, são voltadas para candidatos de baixa renda e para a Lei de Cotas (Lei n 12.711/2012), sendo reservadas para alunos que tenham cursado o seu Ensino Médio em escolas públicas, para os indivíduos que obtiveram sua certificação por exames de sistemas estaduais de ensino ou pelo Enem.

É importante ressaltar que todos os critérios deverão ser obedecidos para o ingresso no Sisu. Em relação a autodeclaração de raça, seja ela preta, indígena ou parda, vale lembrar que a comprovação desse dado, só deverá ser efetuada se o candidato for pré-selecionado ou aprovado pelo programa, ou seja, quando for chamado para a efetivação da sua matrícula na rede de ensino escolhida.

Como comprovar raça no sistema de cotas?

Caso o candidato seja aprovado, a comprovação da sua raça (preta, parda ou indígena) se fará com a autodeclaração, isto é, com a sua afirmação de cor, dispensando a apresentação de documentos específicos para tal, de acordo com a Lei das Cotas e suas normativas. Através da análise observatória do entrevistador da instituição, o candidato será aprovado ou não nesse critério.

Observação: Já em relação a comprovação de renda e outros requisitos, dados específicos deverão ser apresentados, variando de instituição para instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.