Como fortalecer as articulações

As articulações representam todas as junções que ligam peça esqueléticas do corpo, seja ossos ou cartilagens. São responsáveis por proporcionar a mobilidade entre ossos e estabilizar o encontro de inúmeros segmentos do esqueleto, mantendo os ossos associados, devido aos tecidos conectivos e também por ligamentos. As articulações são todas lubrificadas por um líquido espesso de cor clara denominado fluido sinovial, que auxilia no movimento e impede que as junções se desgastem.

Tendo extrema importância para o crescimento ósseo, pois garantem que o mesmo não sofra intervenção nesse processo. São de enorme ajuda ás mulheres gestantes, pois possibilitam a modificação de algumas partes do esqueleto para facilitar a passagem do bebê no momento do parto. Possuem aspectos gerais bastante semelhantes, mas são classificados por suas variações divididas em categorias fixas, semi-móveis e móveis.

Como é muito importante atuação e função das articulações no organismo, é preciso mantê-las funcionando a todo vapor. O fortalecimento das articulações é o grande passo, pois ajuda a prevenir lesões e ainda reduz as dores articulares, como a artrite. O maior responsável por esse fortalecimento é o exercício físico, pois além de manter as articulações equilibradas, ainda trabalham os músculos localizados em sua volta aumentando ainda mais a estabilidade. Tudo o que faz parte do Sistema Articular é beneficiado com a prática correta de atividade física, os ligamentos por exemplo, se tornam mais flexíveis.

São recomendados vários exercícios físicos, cada qual é indicado para uma pessoa de acordo com suas necessidades e particularidades. Pois uma vez praticando uma série de exercício inadequado, pode provocar dores e até mesmo inflamações. Alguns são mais específicos, e podem contar com a ajuda de profissionais da área de fitness.

Os principais exercícios são:

exercícios para as articulações
Antes de realizar qualquer atividade física, é preciso fazer alongamento, principalmente para pernas.
  •  Natação – fortalece os músculos e as articulações sem o risco de desgaste;
  • Ciclismo – exercício de baixo impacto e ainda melhora a forma física geral.
  • Treino da força – reforçam os músculos em redor das articulações aumentando sua capacidade;
  • Alongamento – aumenta a flexibilidade das articulações e alivia tensões musculares.
  • Exercícios de movimento – movem as articulações em toda a sua extensão e reduz a rigidez.

Além de fortalecer as articulações, os exercícios também evitam em grande maioria, o número de lesões e as dores nos joelhos. O corpo ficará mais estabilizado e propenso a suportar impactos, sejam eles de grande ou inferior níveis. Lembrando que as pessoas que estão acometidas com dor ou qualquer tipo de lesão, devem procurar orientação médica e somente realizar exercícios sobre a indicação da mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.