Como Fazer Bibliografia pelas Normas ABNT

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – impõe as normas a diversos processos das mais variadas áreas que possa imaginar. Quando se fala em saber científico, as normas técnicas são de suma importância, pois o rigor e obrigatoriedade do método não permitem que trabalhos científicos sejam publicados ou aceitos fora dos padrões.

Regras da abnt para Bibliografia

A respeito das referências bibliográficas, obedecer as normas é de essencial importância. Ao utilizar a ideia ou estudo de outra pessoa, cita-la corretamente evita que seu trabalho seja acusado de plágio ou que perca a credibilidade por uma simples burocracia feita erroneamente. Para evitar esses constrangimentos, confira abaixo a maneira correta de bibliografia segundo as normas.

Em geral, a bibliografia deve conter o nome do autor, seguido do título da obra, o subtítulo (se houver), a edição, o local ou cidade de publicação, a data, o número de páginas ou volume.

Nome do autor

O nome do autor sempre deve ser escrito em caixa alta com o último sobrenome seguido de vírgula e o restante do nome seguido de ponto.

Exemplo: Antônio Figueiredo Silva – na bibliografia – SILVA, Antônio Figueiredo.

Título e subtítulo

O título e subtítulo devem ser escritos em negrito ou itálico para destaque da obra seguido de ponto.

Exemplo: SILVA, Antônio Figueiredo. Danças Épicas: Histórias de entretenimento e suas contribuições culturais.

Edição

Para mostrar a edição da obra, basta grafar o número correspondente seguido de ponto e a abreviação “ed” seguida de ponto.

Exemplo: SILVA, Antônio Figueiredo. Danças Épicas: Histórias de entretenimento e suas contribuições culturais. 3. ed.

Cidade de publicação, editora e data

O nome da cidade deve ser escrito normalmente seguido de dois pontos para que o nome da editora seja grafado. Seguido de vírgula, põe-se a data da publicação seguida de ponto.

Exemplo: SILVA, Antônio Figueiredo. Danças Épicas: Histórias de entretenimento e suas contribuições culturais. 3. ed. Salvador: Editora Campos Belos, 1993.

Número de páginas

Sendo o último tópico, deve ser escrito normalmente seguido da abreviação “p” seguido de ponto.

Exemplo: SILVA, Antônio Figueiredo. Danças Épicas: Histórias de entretenimento e suas contribuições culturais. 3. ed. Salvador: Editora Campos Belos, 1993. 156 p.

OBS: Bibliografia e autor fictício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.