Como é feito a reciclagem do vidro

A reciclagem tem sido uma das medidas próprias no combate contra a poluição do meio ambiente, uma vez que objetos feitos de diferentes materiais, possam promover essa prejuízo natural. A atividade em si, trata-se do ajuntamento de materiais que poderão ser designados ao reaproveitamento, servindo como matéria-prima para a criação de um novo produto.

reciclagem
Símbolo da reciclagem

Materiais como o metal, o papel, o plástico e o vidro, são os mais comuns em serem reciclados. Além de ajudar na diminuição do uso de recursos naturais, a reciclagem também atua no setor social, criando oportunidades para milhares de pessoas adquirirem uma renda extra através desse ramo de trabalho. Em grandes e pequenas cidades, a reciclagem vem criando várias chances de empregos, com a fundação de cooperativas em muitas comunidades.

reciclagem de vidro
Processo de trituração do vidro para reciclagem.

O vidro é um tipo de material muito bem utilizado a reciclagem, justamente porque o mesmo é capaz de ser reutilizado muitas vezes mesmo que seja derretido. Entretanto, suas características serão em cada vez diferenciadas, tal como a cor e maleabilidade, pois a mistura inicial foi feita a partir da areia.

Para reciclar o vidro e garantir qualidade e suas características é importante primeiramente separar o mesmo de acordo com as cores que apresenta, seja verde, azul, âmbar, ou translúcido. Também existem vários tipos de vidros – ondulados, lisos, vidros de janelas, com detalhes e etc. 

Tipos de vidros recicláveis:
Garrafas de bebidas, potes de alimentos, frascos de remédios, de perfumes, cacos de vidros, vidros planos e lisos, para-brisas, pratos, copos, tigelas e copos.

O processo de reciclagem do vidro é muito simples:

  • O vidro é separado por cores e tipos;
  • O vidro bruto é armazenado em grandes recipientes onde se faz a utilização de um eletroímã que irá apartar possíveis metais presentes que possam gerar contaminação;
  • Em seguida o vidro é lavado com água;
  • Logo o material é triturado e encaminhado para uma grande peneira vibratória, onde há outro eletroímã, que mais uma vez irá separar resíduos de metais nos cacos;
  • Após esse processo o vidro é fundido dentro de um caldeirão a uma temperatura acima de 1300 ºC, extremamente alta.
  • Finalmente o mesmo é armazenado, servindo para distribuição e abastecimento de fábricas e vidrarias, as quais irão moldá-los de acordo com o padrão de produtos que trabalham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.