Como doar leite materno?

Para todos que têm dúvidas, quanto a doação do leite materno. Aqui, é o lugar certo. As dúvidas serão colocadas em questão, para que você, leitor, entenda tudo sobre a doação do leite materno sem dificuldades. A primeira coisa que todos devem saber, é que para doar o leite materno, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano e conhecer o posto de coleta mais próximo da sua cidade.

Atenção, é importante destacar que os procedimentos executados nos Bancos de Leite Humano são supervisionados pela Anvisa e a legislação que regulamenta o seu funcionamento, exige que a doadora não use medicamentos que impeçam a doação, apresente excesso de leite e seja saudável.

Para isso as doadoras precisam apresentar os exames de pré-natal ou do pós-natal comprovando estar bem de saúde, além de estar a par de que não se pode fumar, usar álcool ou drogas ilícitas. O leite humano doado é distribuído aos hospitais, após passar por um processo que envolve seleção, classificação e pasteurização. O leite é destinado principalmente aos bebês prematuros, que estejam internados em centros de tratamento intensivo neonatal.

Bebê dormindo na mão.

Passos importantes para a coleta do leite:

Para evitar a perca do leite entre a coleta e o recebimento pelo recém-nascido, é necessário seguir corretamente passo a passo para doar o leite humano. A doadora pode escolher fazer a coleta em casa ou no banco de leite. Alguns bancos de leite usam a bombinha elétrica, mas a Anvisa, aconselha que a ordenha seja manual para evitar as chances de contaminação.

A mulher que estimula suas mamas para doar ou alimentar o seu bebê, é capaz de produzir mais leite, ou seja, quanto mais amamentar ou esvaziar as mamas, mais leite será produzido. O leite retirado para a doação deverá ser armazenado no congelador ou no freezer por até 15 dias, lembrando que todo leite descongelado não deve ser congelado novamente.

Higiene

Bebê descansando no colo.

A higiene pessoal é muito importante para iniciar a coleta, o local escolhido tem que estar limpo e longe de animais, as mãos devem estar lavadas por água e sabão, os cabelos devem estar protegidos por uma touca ou lenço, o nariz e a boca também devem estar protegidos por uma máscara ou fralda. É importante evitar conversar durante a coleta, lavar as mamas somente com água e secar com uma toalha limpa.

O frasco escolhido para a coleta deve estar sem o rótulo e bem lavado, de preferência de vidro com a tampa de plástico. O frasco e a tampa devem ser fervidos por 15 minutos e escorridos com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar, não devem ser enxugados e só podem ser usados quando estiverem totalmente secos.

Feito tudo isso, a mãe está pronta para a coleta do leite, mas antes é preciso fazer uma massagem circular com a ponta dos dedos em volta da aréola, essa massagem ajuda a liberar o leite e a estimular a descida do leite.

A mãe deverá segurar a mama puxando para trás, apertar e trazer para a frente, não há a necessidade de esticar o mamilo, apenas pressione e solte, se doer, significa que a técnica está errada. O frasco deve se posicionar em baixo da aréola para que a coleta seja realizada, lembrando que os primeiros jatos ou gotas de leite não devem ser armazenados.

Depois de Coletar o Leite Materno

Mãe beijando bebê.

Após a coleta, fechar bem o frasco e anotar na tampa a data e a hora que foi realizada a ordenha, e em seguida guardar o frasco no freezer ou congelador. Caso o frasco não tenha sido totalmente preenchido, poderá ser completado em outro momento, mas para isso, será necessário outro copo esterilizado para que o leite seja coletado. Depois de coletado, colocar o leite no outro frasco que faltava para completar, guardando imediatamente no freezer.

A doadora poderá entrar em contato com o Banco de Leite Humano, assim que tiver um frasco de vidro completo e mesmo que o frasco não esteja completo, após 10 dias congelado, a doadora deve entrar em contato, pois é deveras importante qualquer quantidade de leite.

A importância do leite materno na vida da mãe e do bebê:

O leite ajuda o recém-nascido a receber anticorpos que o previnem de infecções, destacando-se a diarreia e a pneumonia, além de ajudar a diminuir o risco de patologias como colesterol alto, diabetes, alergias e obesidades. A mulher que amamenta o bebê exclusivamente até os seis meses, tem mais facilidade para perder o peso ganho durante a gestação, pois a produção de leite gasta muitas calorias, podendo emagrecer em média de 2 quilos por mês.

Após o parto normal ou cesária, toda mulher tem um período de sangramento no útero e amamentar ajuda a diminuir esse sangramento, reduzindo o risco de hemorragia. Lóquios é o nome dado para esse sangramento, que é o corpo eliminando o material que revestia o útero durante a gestação.

Amamentar também previne a mulher da anemia e o risco de desenvolver osteoporose, câncer de mama, útero e ovário. O leite materno é essencial para a saúde do bebê, pois além de alimentar e proteger o recém-nascido, traz também diversos benefícios para a mãe.

A importância em doar leite materno:

Mãe olhando para o seu bebê.

O leite materno é importante para todos os bebês e a sua doação salva a vida de milhares de crianças prematuras no Brasil, principalmente os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Toda mulher que amamenta tem que ter a consciência de que é uma possível doadora e que 1 litro de leite humano, por exemplo, pode alimentar até 10 bebês internados.

O leite materno ajuda o bebê prematuro a ganhar peso com mais facilidade e aumenta as chances de se recuperarem para terem uma vida mais saudável.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir apenas 60% da demanda para os recém-nascidos, ou seja, 40% dos bebês internados não podem contar com o leite humano na sua alimentação, por isso a importância em doar leite materno, para que o número de doações de leite humano aumente em relação à demanda do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.