Sintomas de alergia a poeira

A alergia é uma reação do imunológica do organismo em resposta a corpos estranhos por muitas vezes exagerada promovida pelos antígenos que são responsáveis pela reação.

Essa reação geralmente e herdada geneticamente ou adquirida com uma sensibilidade acima do normal a certa substancia, as alergias mais comuns são as de pele e a respiratórias, também conhecidas como rinite alérgica, no caso da respiratória uma das causas mais comuns é a poeira.

alergia

Sintomas

Os sintomas relacionados a alergia são muitos, entre os mais conhecidos podemos citar  a obstrução respiratória, geralmente nasal, coceira, coriza e espirros, os espirros é o sintoma mais comum e pode acorrer até 20 vezes seguidas durante uma reação alérgica, as reações podem ser prolongadas, no geral, que acaba tendo uma reação respiratória por exemplo, demonstra os mesmo sintomas em até 4 ou 6 horas depois de entrar em contato com o agente causador da alergia.

acaros

Causas

As principais causas de reações alérgicas são encontradas em alimentos, poeira, pólen e medicamentos, o caso mais comum e da reação a poeira, esta formada em sua maioria por restos de pele humana descamada, pelos de animais, restos de baratas e outros insetos, fungos, bactérias e ácaros, os ácaros são uma das maiores causas quando falamos de alergia, eles são pequenas criaturas que se alimentam da descamação da pele e estão frequentemente relacionados a alergia, já que no Brasil o clima preponderante não influenciaria tanto na causa das reações alérgicas, os ácaros são mais encontrados em camas, sofás, poltronas, etc. justamente por serem locais onde as pessoas mais descamam e depositam os resquícios de pele.

Tratamento

O tratamento para alergia em geral e feito através de vacinas antialérgicas, mas podem ser efetuados com medicamentos, mas como não há uma garantia de 100% de eficácia, a melhor forma de tratamento, principalmente quando falamos de alergia a poeira e a higiene ambiental, cuidar para que na casa não se acumule poeira, fungos, pelos, etc. É a maneira mais eficaz de se combater e se prevenir contra a alergia, já em casos de alergias alimentares deve sempre evitar o consumo do alimento e em casos graves sempre andar com um kit de segurança, geralmente uma injeção rápida de substancia antialérgica, o mesmo vale para quem tem reações fortes como o veneno da abelha por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.