Como controlar as despesas domésticas

As despesas domésticas mal planejadas podem tornar a vida de qualquer um difícil e acabar atrapalhando os planos de muita gente que pretendia viajar,  comprar aquele carro ou aquela roupa que está na da moda. O grande problema envolvendo as despesas é a falta do controle de gastos. Muitas vezes aquele cineminha no meio da semana ou aqueles jantares românticos podem acabar comprometendo grande parte da sua renda.

aprenda a controlar os gastos domésticos
Saber controlar todo o dinheiro que entra e sai é essencial. Uma forma de estar realizando tal procedimento é criar uma tabela. (foto: reprodução)

A primeira coisa que deve ser feito para controlar as despesas, uma tabela sobre os gastos é essencial. Saber controlar todo o dinheiro que entra e o dinheiro que sai é essencial. Uma boa forma de estar realizando tal procedimento é criar uma tabela, deste modo você poderá anotar tudo e calcular facilmente. Na tabela, o primeiro passo é diferenciar os gastos e deixar divido em sessões, será mais fácil o controle.

Gastos Essenciais: nesta sessão você deve colocar todos os gastos fixos e necessários como conta de água, luz, telefone, gás, escola das crianças, financiamento da casa ou do carro, aluguel, internet, etc.

Gastos Diários: aqui você deve colocar tudo o que você gasta com pequenos lanches, passagem de ônibus, estacionamento do carro, etc.

Gastos Extras: essa sessão é dedicada a gastos inesperados ou planejados, como acidentes, doenças, impostos, compra de material escolar, presentes, festas, reparos, etc.

O mais importante é manter-se sempre no azul, terminar o mês com mais dinheiro do que gastou. Também não saia gastando esse dinheiro de qualquer maneira, o ideal é colocar ele em uma poupança, afinal se você não gastou esse dinheiro isso que dizer que ele não foi necessário.

É importante estabelecer objetivos, se você pretende comprar um carro, não desfoque-se e, não gaste dinheiro com coisas desnecessárias e momentâneas como festas por exemplo. É importante manter o foco e está preparado para emergências. Não é preciso ter mais de um cartão de crédito, evite contas desnecessárias e muito cuidado com empréstimos, os juros são altíssimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.