Como controlar a raiva e o estresse

A raiva e o estresse são sentimentos que acomete todas as pessoas, sem exceção.  É  normal que cada um sinta um pouco desses sentimentos, por mais desagradáveis que sejam. O que não é normal é a falta de controle sobre a raiva e concomitantemente o estresse. Quando ocorre o surgimento de ambos, o individuo fica prejudicado tanto físico quanto psicológico quanto psicologicamente. A raiva é um fenômeno passageiro mas que não deve ser reprimido, é preciso encontrar uma forma de libera-la sem que prejudique outras pessoas e nem a si mesmo. O mesmo vale para o estresse, que pode ir consumindo uma pessoa aos poucos.

lidando com raiva e estresse
Como lidar com raiva e estresse (foto: reprodução)

Lindando com a raiva

Há alguns mecanismos, simples, que podem ajudar bastante a lidar com a raiva, a mesma constitui-se de três estágios sendo eles: o pensamento avaliativo sobre a situação atual; mudanças corporais (o coração bate mais rápido, músculos ficam tenso, sensação de sufoco), e finalmente o comportamento agressivo. A melhor forma de lhe dar com a raiva é coibi-la já na primeira fase, esperar simplesmente um minuto pode fazer-lo desistir de qualquer ideia agressiva.

Respire fundo e pense direito sobre sua ações, concentre-se em agir com calma e pensar em quais medidas que devem ser tomadas para resolver a situação. Apesar da situação ter resolução, você também pode optar por dispersar sua raiva praticando algum esporte. Por exemplo, muitas pessoas quando estão iradas usam saco de pancadas para descarregar toda a raiva. Basta pensar em uma forma ideal de dispersar essa ira que há dentro de você.

Lindando  com o estresse

O estresse pode ter sua fonte em várias situações como problemas no trabalho, família, estudos e o pior de tudo isso é que o estresse gera a raiva. Para os momentos mais tensos provocados pelo estresse a recomendação é a mesma, respirar fundo e pensar no que está fazendo. O estresse não pode ser simplesmente evitado, mas sim combatido e utilizar diversas estrategias. Por tanto a melhor forma de lhe dar com isso é, realmente, buscando formas de relaxar e ir se libertando desse mal que assola a nossa sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.