Como as medusas se alimentam

As medusas são animais marinhos, classificados como cnindarios invertebrados. De acordo com estudiosos, a medusa que também é chamada de água-viva, pode ser um dos primeiros animais a surgir na terra, precedendo esponjas e anêmonas. A estrutura do seu corpo possui transparência e um aspecto bastante maleável, ao contrário de muitos animais, a medusa não possui cérebro.

Por serem animais simples a aparentemente indefesos, as medusas acabaram desenvolvendo em sua evolução vários tentáculos capazes de provocar queimaduras muito sérias. Dependo do tamanho da medusa e o nível de contato com seus tentáculos, a queimadura pode ser fatal. O índice desse tipo de acidente é maior em praias, mas não tem qualquer intenção do animal, na verdade eles são lançados pelas ondas do mar, uma vez que se leve corpo fica solto nas águas.

animal marinho
A medusa têm um esqueleto hidrostático, pois seu corpo é quase que todo completo por água.

A medusa tem aproximadamente 98% de água na composição sua estrutura, se a mesma ficar sob a areia da praia, em poucas horas ela irá derreter facilmente. Seu formato se assemelha a um guarda-chuva ou um disco, no meio da estrutura está a sua boca, e nas extremidades os tentáculos. Ainda possui células urticantes, repletas de líquido tóxico, o qual tem a ação de paralisar suas presas.

Apesar de não possuir verdadeiro sistema digestivo e nem ao menos um sistema excretor, as medusas se alimentam enquanto são deslocadas de um lado para o outro do oceano, através das correntes marítimas. Sua alimentação baseia-se entre peixes, mariscos, pequenos seres aquáticos e outros organismos. As células da gastroderme acabam auxiliando nas funções desse processo de alimentação.

Esse tipo de animal marinho pode ser encontrado de inúmero tamanhos, alguns de centímetros pequenos e outros com estrutura gigante. A medusa gigante já medida pode contar com cerca de mil tentáculos finos e 40 metros de comprimento. Quanto maior a medusa, maior é o risco de contato, transforma -se em uma verdadeira armadilha para os outros pequenos habitantes do mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.