Como anodizar alumínio caseiro

A anodização é o termo utilizado para se referir ao processo de depositar em peças de alumínio algumas quantidades de óxido, fazendo com que a superfície desse metal fique mais firme e consistente devido a safira e ao rubi existentes na composição dessa substância. Esse procedimento realiza ainda o tingimento dessas peças, deixando-as com uma tonalização metálica.

Para fazer a anodização do alumínio é necessário que o indivíduo tenha conhecimentos técnicos e habilidades em manusear a substância, pois todos os projetos dessa natureza podem vir a causar danos e riscos imprevisíveis durante a sua realização, tanto para quem está realizando o procedimento, quanto  para o ambiente em que o mesmo se encontra.

Passo a passo da anodização caseira de um alumínio

» 1° passo: Escolha a peça de alumínio que deseja anodizar. Prefira as que não possuem fundições com ligas de silício;

» 2° passo: Prepare toda a superfície da peça escolhida. Limpe-a com lixa d’água 600, esfregando posteriormente com pó de carborundum 1F. Para proporcionar um acabamento fosco, mergulhe o alumínio em uma solução de soda cáustica; para acabamento brilhoso, é necessário muita paciência para realizar o polimento com estopa e massa de polir;

Passo a passo de como anodizar peças de alimínio
Peças de alumínio anodizadas.
(Foto: Reprodução)

» 3° passo: Faça a solução de ácido misturando o volume de ácido sulfúrico concentrado com 6 volumes de água (de preferência destilada ou da chuva) até conseguir uma solução de aproximadamente 15% em peso (estimando o valor concentrado do produto, cerca de 1,8 quilos por litro). É importante lembrar que o ácido é quem deve ser misturado na água e não ao contrário pois pode causar danos devido a sua reação perigosa.

Observação: Durante todo o procedimento é necessário que o indivíduo utilize todos os equipamentos de proteção possíveis, tal como óculos, luvas, etc.

» 4° passo: Coloque um catodo de fio de cobre permanentemente mergulhado na solução ou uma tira de chumbo com uma parte para fora. Ambos não apresentam nenhum problema, mesmo quando a tensão elétrica é desligada;

» 5° passo: Ligue a eletricidade em uma intensidade entre 5 à 15 volts, lembrando que será necessário a capacidade de alguns Amperes. A corrente deve ficar entre 0,3 e 3 amperes por decímetro quadrado. O alumínio (anodo) deve ficar suspenso por um catodo de cobre e preso por arco de alumínio que também irá realizar a ligação elétrica;

» 6° passo: Deixe a peça de alumínio anodizando por cerca de 3 horas consecutivas;

» 7° passo: Após desse período, chegou a hora de tingir a peça. Para realizar esse procedimento é necessário que o indivíduo pegue um papel toalha, seque o alumínio e depois o mergulhe ou aplique corante na sua superfície.

Dica: Prefira os corantes que são solúveis em água, assim o tingimento se torna mais fácil.

» 8° passo: Mergulhe a peça de alumínio em uma água efervescente para que seus poros sejam fechados, realizando assim a sua selagem final.

Dica: Pode realizar essa fervura final em uma solução de corante se desejar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.