Bacalhau natalino receita para o Natal

O Bacalhau é um dos pratos mais tradicionais nas ceias de natal em todo o mundo,mesmo ele sendo um alimento milenar sua proximidade com as festas natalinas só se deu no pós segunda guerra mundial, devido ao ao aumento do preço do pescado que passou a ser utilizados apenas em situações especiais e nas festas religiosas onde o peixe virou um símbolo.

Depois desse retorno as origens, podemos agora encontrar uma boa receita de bacalhau, achou que era só simplesmente assar o peixe? não, uma data especial  e um alimento tão tradicional merecem empenho e tratamento igualmente singular. Veremos agora duas boas receitas de bacalhau para caprichar na ceia de natal:

O receita de bacalhau da consoada é bastante clássica, não existe bacalhau mais tradicional e a forma de preparo você aprende agora. Primeiramente os ingredientes:

bacalhau da consoada

-5 postas de bacalhau (grosso)

-2 kg de batatas

-2 couves pencas( couve portuguesa)

-3 dl de azeite

-4 dentes de alho

-vinagre

-sal

-4 ovos

 Preparo: pegue a metade do bacalhau, os ovos e coloque para coser com as batatas já sem cascas em água temperada com sal. Pegue outra panela e coloque o que sobrou do bacalhau e as couves para coser. Depois leve ao forno o azeite com os alhos triturados, já com  tudo fervido coloque o vinagre a gosto e é só servir .

Outra receita deliciosa é o bacalhau ao creme e o preparo se da da seguinte forma:

Ingredientes: creme de bacalhau

-4 postas de bacalhau demolhado

-2 dl de azeite

-1 kg de batata

-200g de ervilha

-3 cenouras médias, 1 cebola e 1 couve flor

-1 colher de sopa de maisena e uma de farinha de trigo

-750 dl de leite

-50 g de manteiga

-pimenta,sal e e extrato de limão

 

Preparo: primeiramente pegue as cenouras e as batatas descascadas e coloque para coser em aguá e sal  juntamente com a cebola fatiada em rodelas, quando o cozimento estiver no meio do caminho acrescente a couve e já ao termino as ervilhas e o bacalhau. A cebola deve ser levada antes ao forno até dourar.

para preparar o molho branco leve ao fogo o leite e a farinha e deixe até tomar uma consistência mais densa, então misture o suco do limão, o sal , pimenta e a manteiga.

O próximo passo é cortar as cenouras, as batatas e retirar as peles do pescado e desmembre a couve flor. Depois, em uma forma untada com margarina coloque em camadas as batatas, o bacalhau, a cenoura e os demais ingrediente conseguintemente. Ao fim despeje o molho branco. Aqueça o forno 190 graus e deixe por 20 minutos. Agora é só comer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.