Aprenda como escrever um artigo

Os artigos são impostos para alunos e profissionais visando uma elaboração e a defesa de uma ideia sobre qualquer um determinado assunto, onde terão que ser analisadas diversas particularidades sobre o tema, realizando ainda a escolha da escrita dependendo do propósito que indivíduo terá.

Dica 1: Primeiramente o indivíduo terá que conhecer o tipo de escrita que irá utilizar, se será acadêmico (texto impessoal), jornalístico (texto que pretende chamar a atenção do leitor) ou informal (texto com linguagem coloquial).

Dica 2: Não coloque palavras em excesso no texto, seja ele qual for. O artigo se caracteriza em partes pela escrita mais objetiva;

Dica 3: Aprenda qual a diferença entre voz ativa e passiva, onde o primeiro se refere a um sujeito que pratica a ação sobre o objeto e o segundo ao sujeito de uma sentença ou objeto de uma ação.

Dica 4: Sempre que possível, consulte as normas técnicas da ABNT para que seus artigos sejam formatados de forma correta. Em casos acadêmicos, a maior parte dos professores exigem essa edição.

Dica 5: Leia textos e outros artigos sobre o assunto que irá fazer para ter uma base de conceitos.

Dica 6: Fique bastante atento em relação as citações, notas de rodapé e referências bibliográficas. O plágio é um dos pontos que mais caracterizam os artigos devido a essas informações. É mais favorável para a transcrição de um artigo a própria argumentação do escritor do que a citação de outros.

Dica 7: Observe a sua pontuação, a repetição de palavras, o erro da escrita, pois todos citados podem levar o artigo a nada, mesmo que as ideias e os assuntos sejam bons.

Estrutura

Abaixo você verá algumas dicas de como fazer a estruturação do seu artigo, deixando assim as ideias muito mais organizadas e o texto com muito mais qualidade.

* Título;

* Um pequeno resumo de 4 a 6 linhas com a descrição dos principais assuntos abordados no artigo, seus objetivos, métodos e conclusões;

* Separe de 3 a 5 palavras chaves do seu artigo, que mostrem a abrangência do tema tratado durante o texto;

* Separe o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão;

* Coloque suas referências bibliográficas no final do artigo de acordo com as regras da ABNT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.