Aprenda como entender as medidas de um pneu

Saber reconhecer um pneu para o seu caro é ser algo essencial para quem pretende fazer viagens. É preciso estar atento quanto a validade do pneu e também ao desgaste do mesmo. Um pneu desgastado pode ser a diferença entre viver e morrer em um pista molhada por exemplo. Para escolher o pneu certo e preciso saber ler as informações de cada pneu, veja aqui como identificar as medidas de um pneu.

lendo medidas do pneu
medidas do pneu
foto: reprodução

DOT

O DOT ( Department of Transportation) irá informar a semana e o ano de fabricação de um pneu. Os primeiros dois números do DOT indicam a semana que foi produzido e os dois últimos o ano. Por exemplo, DOT AX 2304, 23 é a semana do ano e 04 significa que foi fabricado em 2004.

Local

Todo pneu deve informar o local de fabricação, geralmente exposto em inglês como: “Made in Japan”. Que significa fabricado no Japão.

Medida

Todo pneu informa três números para mostra a sua medida, por exemplo 170/65R14, o primeiro número 170 é a largura do pneu, o segundo 65 a porcentagem em relação a altura, ou seja, a altura e igual a 65% da largura. O terceiro 14 significa que o raio e de 14 e finalmente R significa que o pneu é radial.

Treadwear

O Treadwear indica a durabilidade do pneu. O número vai de 60 a 700, entretanto esse número não é exato, pois a duração vai depender do meio que você o utiliza e pelo tipo de pista trafega.

Traction e Temperature

As informações indicam a habilidade de frenagem do pneu e a temperatura que ele dissipa. A classificação de traction vai de  AA, A, B e C, sendo AA o mais e alto e C o mais baixo. Enquanto a temperatura é classificada como A, B e C, sendo A o mais alto e C o mais baixo, o excesso de peso pode fazer o pneu esquentar mais rápido.

Peso

O peso geralmente vem logo ao lado das informações de medida, ele indica um número que vai de 60 a 125, sendo 60 igual a 250 kg e 125 igual a 1.650 kg.

Ainda existem diversas informações e para saber qual o melhor pneu para seu o carro, informe-se pelo manual do fabricante e escolha o modelo adequado. Ter pneu em bom estado é essencial para o veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.