Anticoncepcional menstruação não veio

pítula anticoncepcional
O atraso na menstruação pode ser efeito do uso da pílula anticoncepcional

A menstruação é parte de um processo natural ao qual todo organismo feminino saudável passa mensalmente, o ciclo menstrual dura cerca de um mês para se completado, mas, pode ser maior ou menor dependendo da pessoa. As  mulheres utilizam-se dos anticoncepcionais, ora com fins de planejamento familiar, ora para regular o ciclo menstrual.

Basicamente o anticoncepcional é uma pacote hormonal que iníbe a maturação dos óvulos  e por conseguinte, a entrada da mulher em período fértil. As pílulas anticonceptivas devem ser ministradas diariamente, se possível sempre em horas iguais , por um período que varia entre vinte e um, vinte e quatro e vinte e oito dias consecutivos, dependendo da quantidade de comprimidos em sua cartela.

Em alguns casos o uso do anticoncepcional causa alterações na menstruação, uma delas é o atraso. Se a menstruação não veio, mesmo após o termino da cartela, o primeiro passo é checar se não está gestante, um simples exame de sangue deve lhe dá a resposta. Se o teste for negativo olhe é você pode está sofrendo de amenorreia pós pílula. Esse problema normalmente é causado por alterações hormonais principalmente quando o corpo ainda não se adaptou corretamente ao anticoncepcional.

Se estiver com suspeitas do problema o melhor que se tem a fazer é evitar os  enlaces íntimos sem uso de preservativo, pode ainda iniciar outra cartela do medicamento sem problemas. O mais correto é sempre que notar alguma anomalia na menstruação procurar o seu genecologista, ele diagnosticará a verdadeira causa e tratá-la-a se preciso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.