Alimentos saudáveis para dieta

Conseguir manter uma boa qualidade de vida e uma estética favorável é fácil, desde que tenha hábitos saudáveis, como executar exercícios físicos regularmente por pelo menos 30 minutos e se alimentar corretamente, comendo as quantias de nutrientes adequadas para o bem-estar do seu organismo.

Quando as refeições são manipuladas nos horários certos, em quantidades moderadas, com a escolha de alimentos saudáveis e sem excessos, o corpo agradece demonstrando mais vitalidade, energia, melhor funcionamento do sistema imunológico, prevenção de doenças, além da perda ou equilíbrio de peso, crescimento, manutenção e definição muscular.

Em prol de proporcionar a você, inúmeras vantagens em relação a essa modalidade alimentícia, confira abaixo uma lista nutricional para compor sua dieta ou reeducação alimentar e aproveite para conferir outras dicas sobre o assunto!

Componentes essenciais para uma alimentação saudável

» Batata doce: carboidrato com baixo índice glicêmico, promove saciedade, é uma excelente fonte de energia, possui elevadas quantidades de proteínas, vitamina A e pouquíssimas calorias.

» Clara de ovo: rica fonte de proteína, ácido fólico, vitaminas do complexo B, fósforo, manganês, potássio, entre outros demais nutrientes. Sua ação atua com intensidade na redução da absorção do colesterol ruim, na manutenção muscular, dando ainda mais saciedade ao organismo.

Alimentos saudáveis para dieta
Ilustração de uma refeição balanceada.
(Foto: Reprodução)

» Iogurte: alimento rico em proteína, produz e prolonga a sensação de saciedade, podendo ser consumido com vários outros tipos de componentes, como a aveia e a banana.

» Abacaxi: fruta rica em fibras, vitaminas e minerais, ajudam a manter o estômago ocupado na digestão por mais tempo, promovendo mais saciedade.

» Oleaginosas: classificadas como “gorduras boas”, todas essas sementes são riquíssimas em nutrientes, auxiliando na recuperação muscular, redução do colesterol e do estresse, manutenção do peso, proteção contra doenças cardiovasculares, melhorando ainda a funcionalidade e saúde do cérebro.

» Frango: componente rico em nutrientes essenciais, vitaminas e proteínas, uma excelente fonte de energia, auxiliando fortemente na perda de peso. Além disso, ainda propicia mais saúde a vários sistemas corporais, dando mais vitalidade ao indivíduo.

» Aveia: rica em fibras, funcionando como uma cápsula em gel no estômago, ajudando a dar saciedade.

» Folhas verdes: além de auxiliar em uma boa mastigação, as folhas verdes ainda são as campeãs em níveis de fibras, auxiliando constantemente na digestão, regulando o intestino, proporcionando manutenção muscular e saciedade – com relevância quando são consumidas antes das refeições principais.

» Café: possui componentes antioxidantes, uma das principais fontes naturais de cafeína. Produz ao corpo mais energia, devido ao aceleramento do metabolismo e por consequência a perda de peso.

» Banana: rica em fibras, vitaminas A, C e do complexo B, potássio, ferro, cálcio, magnésio, ácido fólico e ferro. Ajuda no organismo na prevenção de doenças, promovendo elevadas fontes de energia para o corpo.

» Leite e seus derivados: possui elevados níveis de vitamina A, D e do complexo B, cálcio e triptofano. Além de produzir benefícios para os ossos e dentes, ainda funciona como um composto energético e calmante, ajudando a melhorar a qualidade do sono e a manutenção do organismo.

» Aspargo: rico em vitaminas A, do complexo B, betacaroteno e ácido fólico, possui poucas calorias, um composto energético, digestivo e diurético.

Bons hábitos

» Se alimentar de três em três horas.

» Manter as refeições sempre coloridas com variações de elementos.

» Evitar excessos, alimentos gordurosos, açucarados, industrializados e com altas taxas de sódio.

» Beber água e sucos naturais entre as refeições, principalmente em dias quentes e enquanto pratica exercícios físicos.

» Não consumir nenhum tipo de líquido enquanto come.

» Mastigar bem os alimentos para sentir o seu sabor.

» Não ficar em jejum ou pular refeições.

» Preferir o consumo dos alimentos em sua forma natural ou preparados de maneira saudável.

» Evitar comer besteiras enquanto está na rua, levando lanchinhos saudáveis preparados em casa dentro da bolsa ou mochila.

» Aumentar a ingestão de frutas, verduras, legumes, fibras, proteínas, oleaginosas e produtos integrais.

Recomendação

Caso não possua informações suficientes sobre como manter uma boa alimentação, procure a ajuda de um bom nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.