Aboirana fruta

A Aboirana é uma espécie de planta que só existe na America do sul, o seu nome cientifico é pouteria venosa, ela pode ser encontrada na Guiana, Suriname e no Brasil. A planta não é encontrada com facilidade, não costuma se espalhar nas regiões por onde habita, apesar dos seus frutos serem comestíveis. As frutas não se enquadram nas dietas de várias espécies de animais, o que ajudaria a reproduzir a árvore.

Aboirana, um fruto tropical
Fruto de Aboirana (foto: reprodução)

O fruto da Abiorana pode chegar a ter de 6 a 8 centímetros de largura. A polpa apresenta um sabor doce, carnoso, onde a polpa é consumido fora da mão. O fruto quando aberto apresenta três sementes, apesar de comestível  o fruto da aboirana não é muito popular, possivelmente pelo fato de não ser uma árvore muito comum.

Fruto de Aboirana
A aboirana, no Brasil, é encontrado na região norte. (foto: reprodução)

Os frutos da Aboirana não são comercializados, portanto é realmente difícil de encontra-los. Para quem gostaria de experimentar a fruta que pode ser considerada uma fruta totalmente tropical, terá de se aventurar à procura da árvore abiorana no norte do Brasil.  O uso da Aboirana é elogiado principalmente em seu preparo para cremes, semelhantes ao creme de abacate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.