A mulher sangra no período da ovulacão

O ciclo menstrual é uma das mudanças fisiológicas presentes no organismo das mulheres que se encontram em idade reprodutiva, estando fortemente ligado com o seu sistema reprodutor e taxas hormonais. Em relação a sua complexidade, podemos destacar algumas fases que se dinamizam de acordo com a quantidade de dias de cada ciclo, como a menstruação, o folicular, a ovulação e o período lúteo.

Dentre essas divisões, uma das mais relevantes (principalmente para quem deseja engravidar) é a ovulação. Sua manifestação é caracterizada pela liberação de um óvulo através do ovário, sendo este encaminhado para as trompas de Falópio, em condições propícias à fecundação dos espermatozoides.

A mulher sangra no período da ovulacão
Mulher em idade reprodutiva.
(Foto: Reprodução)

Quando a penetração do esperma é executada, o sistema reprodutivo feminino inicia a sua etapa gestacional, mas se isso não ocorrer, em alguns dias a menstruação irá descer, realizando a limpeza do endométrio, viabilizando posteriormente a exibição de um novo ciclo menstrual. Toda essa articulação acontece durante o período fértil feminino.

Existe sangramento durante o período ovulatório?

Sim. A apresentação desse sinal é uma maneira do organismo mostrar que a fertilidade está ocorrendo de forma sadia, sem nenhuma alteração. Nem todas as mulheres exibem essa indicação, mas é importante ressaltar que ela é completamente normal.

Porque isso acontece?

As mudanças hormonais se encontram em constantes alterações, como a luteinizante, uma ruptura do folículo ovariano que é provocada pela liberação do óvulo e o encaminhamento para o útero pelas trompas de Falópio. Esse rompimento é o grande responsável pelo sangramento ovulatório.

Qual a cor do sangramento? 

Essa particularidade vai depender muito do organismo de cada mulher, podendo ter uma tonalidade castanha, bem semelhante a borra de café e/ou a aparência de sangue meio ralo.

Quando o sangramento se efetua?

Sua manifestação pode ser vista em apenas um ou mais dias do período fértil e ovulatório. Os dias precisos desse processo se singularizam de acordo com o ciclo menstrual da paciente.

Como identificar o sangramento da ovulação?

  • Constatar que está em sua fase fértil;
  • Executar o toque do colo do útero;
  • Ministrar testes de ovulação;
  • Observar o muco cervical;
  • Realizar a medição da temperatura basal e exames de ultrassom.

As relações íntimas devem ser evitadas?

Se você não deseja engravidar, a resposta é sim, essa etapa é a mais propícia para a fecundação do óvulo. Portanto, quanto mais tentativas forem feitas, mais chances a mulher terá de gerar um ou mais fetos.

Atenção!

Se os sangramentos estiverem acontecendo fora do período menstrual e/ou ovulatório, a ajuda médica deverá ser procurada imediatamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.