Tratado de Versalhes resumo

Assinatura do Tratado de Versalhes
Tratado de |Versalhes manteve-se durante seis meses em discussão até serem sancionadas todas suas questões.

Em Junho de 1919 foi assinado em Paris o Tratado de Versalhes que, era entre outras coisas o acordo que encerrava oficialmente  a Primeira Guerra Mundial.  Nele a Tríplice Entende afirmava sua vitória sobre os países vencidos e o que mais sofreu com as sanções do tratado foi Alemanha, abrigada na a tomar para si a responsabilidade total pelo desencadeamento do conflito e por isso fadada a custear reparos nós países membros da Entende.

O Tratado de Versalhes tirava todas as colônias das mãos alemãs, estabelecia contenções para o tamanho do exercito germânicos, diminuição do território do país para as nações que o circundava e ainda multas indenizatórios pelos despropósitos cometidos na batalha.

A nação foi desarmada, o alistamento de soldados proibidos, não podendo passar de um contingente de 100 mil e ainda foi estipuladas 1921 o valor da dívida  alemã para com os países vencedores em dólares, cerca de 33 milhões. Essas imposições causaram no imaginário coletivo alemão choque, revolta e humilhação que somadas as  mazelas internas  reverberou na queda do regime republicano de Weimar e ascensão do chanceler Hither cunhando a bandeira Nazista.

A pretensão do Tratado de assegurar a paz não surtiu êxito, pelo contrário, provocou no seio  alemão um sentimento revanchista dado o caráter punitivos das clausulas, contribuindo para a o desenvolvimento dos regimes totalitários  nazi-fascistas na Alemanha e na Itália com ideais  nacionalistas e  expansionistas visando retomar a gloria do primeiro Reich alemão, entre outras coisas. Fatos que foram os alicerces para a consolidação das razões para o segundo conflito mundial iniciado em 1939 com a invasão alemã ao território polonês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.