Hortaliças que começam com a letra a

De maneira em geral, são consideradas hortaliças todas as verduras, raízes, e leguminosas que forma cultivados em hortas. Alimentos produzidos nesse ambiente, se tornam muito importantes para a saúde, uma vez eles possuam várias proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais, aminoácidos e etc. Por causa de tantos benefícios que muitas pessoas aderem ao vegetarismo, alimentando-se exclusivamente dessas hortaliças.

folhas na horta
Os alimentos produzidos em horta, são muito importantes para a saúde

As hortaliças ainda podem ser dividas de acordo com a espessura e aspecto que possuem. As verduras por exemplo, são as hortaliças que possuem folhas grandes e verdes. Já os legumes possuem uma aparência diferente como o rabanete, a cebola, entre outros. Os variados tipos de hortaliças se diferenciam entre:

  • Bulbos – alho, alho-poró, cebola.
  • Caules – acelga, aipo, aspargo, palmito.
  • Folhas – acelga, agrião, aipo, alfafa, almeirão, couve, espinafre, repolho, couve, rúcula.
  • Flores – alcachofra, brócolis, couve-flor.
  • Frutos – abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, jiló, pepino, pimentão, quiabo, tomate.
  • Raízes – beterraba, cenoura, mandioca, rabanete, batata, batata-doce.
  • Sementes – ervilha, milho verde, vagem.
  • Tubérculos – cará, inhame.
verduras e legumes
Hortaliças que começam a vogal “a”: alho, alho-poró, acelga, aipo, aspargo, alcachofra, abóbora e abobrinha.

Nutricionista recomendam que o consumo de hortaliças seja de aproximadamente 4 a 5 porções por dia, isso para que o organismo absorva os componentes dos alimentos e por consequência realize suas funções corretamente, mantendo-se saudável. Além dos nutrientes, as hortaliças possuem substâncias antioxidantes, capazes de ajudar na prevenção de doenças crônicas e também impedem a ação dos radicais livres.

Todas as hortaliças são de fácil preparo e inúmeras receitas já forma criadas para apreciar o são das mesmas. Seu consumo favorece a digestão pois são leves, possuem poucas calorias, e ainda proporcionam sensações de saciedade.

Até mesmo o pigmento que cada hortaliça possui tem uma propriedade importante para a saúde, por isso são indispensáveis na alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.