Como fazer paçoca de carne no liquidificador

A famosa paçoca de carne que é muito consumida em diferentes partes do Brasil, enumerada como uma receita saborosa, já existe desde o período colonial. Várias informações remetem que a origem esteja nos povos nativos da América, no Brasil, mais precisamente através dos indígenas. Era muito comum que eles misturasse a farinha com outros ingredientes, e assim pode-se incrementar com a carne que antes era seca.

Apesar disso, no Brasil, o costume de consumir a paçoca, bem como a sua produção vem da população que vive nas cidades do interior, com mais evidência aos sertanejos e nordestinos. A paçoca feita à moda antiga é socada no pilão, instrumento feito de madeira que também serviu e ainda serve em algumas regiões para socar arroz, e outros cereais.

 paçoca de carne
A paçoca de carne é excelente receita para qualquer ocasião.

Atualmente, muitas pessoas se habituaram a incluir a paçoca no cardápio do dia a dia. Como não é possível encontrar pilões na cidade, é possível fazer o prato de maneira simples e prática, utilizando um dos eletrodomésticos mais proveitoso dentro de uma cozinha, o liquidificador. Veja abaixo a receita básica para fazer paçoca de carne no liquidificador:

Ingredientes:

  • 1 kg e meio de carne de sol seca
  • cebola picada
  • manteiga
  • cebolinha
  • pimenta do reino
  • farinha

Preparo:
Corte a carne de sol em pequenos pedaços e reserve.
Em uma panela coloque 3 colheres de manteiga e refogue a cebola e deixe até dourar bem e em seguida acrescente a carne de sol. Deixe fritar até ficar bem seca.
Retire da panela e ponha no liquidificador na potência máxima balance, se puder de uma balançada para que a carne se misture.
Na panela quente com a manteiga e mais cebola, deixe doure novamente, e em seguida ponha farinha, misture e coloque a carne.

Dica: A paçoca de carne pode ser acompanhamento de arroz branco, mandioca frita ou cozida e feijão verde com manteiga de garrafa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.