Veja qual é o propósito do monitoramento ambiental

O monitoramento ambiental é uma técnica utilizada para observar e medir modificações dentro de determinada região ambiental a curto ou longo prazo de modo a perceber variações dentro dos parâmetros que ela costuma apresentar, é utilizado para controlar ou fazer alarmes quanto a situações adversas de preservação.

O uso e aprimoramento destes processos vem fazendo com que ele se torne uma necessidade em qualquer comunidade, tendo em vista as variações e ramos da atividade econômica e, também, em atividades agrícolas como, por exemplo, no caso da cana-de-açucar.

Motivos do Monitoramento Ambiental

Essa monitorização pode ser realizada em duas escalas diferentes:

Micro-escala

Essa monitorização é utilizada quando a pretensão é fazer controle e acompanhamento de um ou mais parâmetros que se localizam dentro de um contexto geográfico reduzido e restrito como, por exemplo, o controle que se faz nas indústrias quanto a emissões gasosas que ela libera periodicamente.

Tal processo costuma ser utilizado para fazer o controle de emissores de poluentes, seja na forma líquida ou gasosa, utilizando medições contínuas para que se verifique se os requisitos legais e operacionais estão de acordo com a legislação vigente.

Macro-escala

Já a macro-escala é utilizada quando a área a ser monitorada é muito grande como, por exemplo, o controle das propriedades que a água de um lago tem ou como anda a evolução de uma estipulada estabilidade entre espécies dentro de um local protegido.

Esse monitoramento é o responsável pela avaliação da evolução em determinado local levando em conta questões de equilíbrio, de modo que elas sejam corrigidas em casos de potencial risco ou desequilíbrio. Assim, após tal análise é preciso que se tome medidas de modo a propiciar o desenvolvimento sustentável.

Como funciona?

Como Funciona o monitoramento ambiental

O monitoramento ambiental consegue obter seus resultados por meio de pesquisas, coletas de dados, estudos de campo e acompanhamento regular e metódico das variáveis presentes em um ambiente afim de reconhecer e classificar de forma quantitativa e qualitativa as condições de um recurso natural em um momento único e suas modificações ao longo do tempo.

Neste tipo de estudos são levados em consideração todos os aspectos que rodeiam a área a ser processada, como as variáveis sociais, econômicas e institucionais, uma vez que elas também tendem a exercer influência no meio em que estão inseridas.

Após o levantamento de tais dados o monitorameto ambiental irá produzir informações quanto a conservação, preservação, degradação e recuperação da área estudada, oferecendo também medidas para o planejameto, controle, recuperação, preservação e conservação do meio ambiente que sofreu impactos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.