Vantagens e desvantagens de pagar aluguel

Chega uma fase na vida de todas as pessoas que por alguma razão, elas necessitam de um lugar para abrir o seu negócio ou ter a sua própria casa/apartamento e, é nesse momento que uma das mais cruéis dúvidas surgem: Alugar ou não um imóvel?

Bom, esses processos locatários são bastante aderidos nacionalmente, mas nem sempre é a melhor saída em relação aos custos financeiros. Segundo a opinião de diversos analistas do país, todos os indivíduos devem pesar as desvantagens e vantagens desse processo, articulando as possibilidades de aluguel e da compra de um imóvel segundo sua situação econômica.

Para ajudar nisso, confira as informações descritas a seguir, coloque todas as suas dívidas e reservas ($) no papel, assemelhe as possibilidades e tome a sua decisão!

Vantagens em alugar

 Poderá se mudar sempre que desejar ou ao término dos contratos imobiliários, não tendo compromisso ou custos em relação a esse tipo de transação;

Vantagens e desvantagens de pagar aluguel
Alugar ou comprar?
(Foto: Reprodução)

 É uma excelente opção para quem possui pouca verba, não precisará dar entrada de valores altos para se mudar, apenas pagar o preço do aluguel estabelecido no contrato;

 O locatário não possui gastos com a manutenção da moradia, exceto que particularidades estejam estipuladas no contrato;

 Em caso de imprevistos na estrutura do imóvel, o dono é quem se torna responsável pelas reformas e não o morador.

Desvantagens em alugar

 Digamos que todo o dinheiro pago foi “jogado fora”, já que os valores destinados ao aluguel não voltam mais;

 Gasto com algo que não será seu patrimônio;

 O preço do aluguel pode subir;

 As condições das moradias encontradas podem não ser aquilo que você procura;

 Se o dono da moradia precisar desocupar a casa, o inquilino terá um prazo limite para se mudar, processo que gera custos imprevistos;

 Caso algum dano apareça enquanto o inquilino estiver morando no imóvel, o dono poderá solicitar uma reforma reparativa.

Dica

Se você está iniciando a sua carreira profissional por agora ou acabou de casar e não tem condições de comprar um imóvel, opte pela alternativa de alugar, mas escolha algo com preço não muito elevado, para que possa fazer reservas financeiras ou investimentos, dando condições para que em um futuro próximo aconteça a adquirição de patrimônios.

Dessa maneira, além de morar ou ter os seus negócios fixados em uma propriedade que é sua, ainda conseguirá se estabilizar financeiramente. É importante ressaltar que ser dono de imóveis também geram custos, como pagamento de IPTU, entre outras taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.